O português António Pedro Serrano de Sousa Correia, com a obra “Praças”, venceu a 4.ª edição do prémio literário UCCLA para novos talentos e novas obras em língua portuguesa, conforme apresentação feita esta sexta-feira em Lisboa.

Em declarações à agência Lusa, o secretário-geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), Vitor Ramalho, explicou que este prémio pretende mostrar novos talentos da literatura portuguesa, pelo que só se podem concorrer autores que nunca tenham publicado uma obra anteriormente.

O prémio é a publicação da obra pela editora com a qual a UCCLA tem parceria, este ano assumida com “A Bela e o Monstro”, ainda a apresentação da obra premiada nas cidades que integram a rede da UCCLA e a participação do vencedor num encontro de escritores dos países de língua portuguesa, que em 2019 vai realizar-se na cidade da Praia, em Cabo Verde. Não há por isso valor monetário a atribuir ao vencedor, adiantou Vitor Ramalho.

O júri do prémio UCCLA, composto por dez elementos, atribuiu também duas menções honrosas a “Alexandria”, de João Pedro Morgado Ferreira de Oliveira, também português, e à “Cidade de Cinzas”, de José Maria da Silva Nascimento, de nacionalidade brasileira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foram destacadas ainda duas obras, casos da “Espingarda”, da autora brasileira Suélen da Silva Oliveira, e “Incompletos”, do português Diogo Gomes Serôdio.

“Recebemos a concurso 799 obras em língua portuguesa, das quais 469 em prosa e 310 em poesia, pelo que se consolidou como o maior concurso de revelação literária de todo o espaço da língua portuguesa”, disse hoje, durante a apresentação do prémio, na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa, o coordenador do prémio literário e do setor cultural da UCCLA, Rui Lourido.

O responsável adiantou que nesta 4.º edição, a UCCLA recebeu candidaturas da Europa, Ásia, Oceânia, África e do Continente Americano. Mas a maioria foram de autores brasileiros, seguidos de portugueses.

Já o júri foi composto por escritores de todos os países de língua portuguesa.

A apresentação do prémio da UCCLA na sede da CPLP inseriu-se num conjunto de iniciativas que esta organização tem vindo a realizar no âmbito das comemorações do “Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP”, que se assinalou a 5 de maio.

Neste contexto, foi lançado também hoje, na sede da instituição, o Arquivo Multimédia da Poesia dos Países da CPLP, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT).