A ministra da Saúde disse nesta sexta-feira que a sindicância à Ordem dos Enfermeiros não é “obviamente” nenhum ataque pessoal à sua bastonária, frisando que a sua preocupação são os portugueses e não processos judiciais.

“Não é nenhum ataque pessoal [à bastonária da Ordem dos Enfermeiros]. A ministra não se revê nestes processos, nem a fazer ataques pessoais, nem a receber ataques pessoas”, disse Marta Temido à margem da abertura da assembleia-geral da Federação Europeia dos Reguladores da Medicina Dentária (Fedcar), no Porto.

A governante vincou que há um processo de sindicância e há vários processos judiciais a decorrer, sendo responsabilidade das entidades competentes avaliá-los, seguir e monitorizar, tendo o Ministério da Saúde “apenas feito o que lhe competia”.

Dizendo estar preocupada com a saúde dos portugueses e não com processos judiciais, expediente e manobras dilatórias que têm sede própria onde serão avaliadas, Marta Temido afirmou que a sindicância que foi determinada pelo seu ministério tem um enquadramento específico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“As atividades gerais da Saúde analisarão e, se tudo correr bem, concluirão tranquilamente que tudo está bem. Quem não deve não teme, logo há que seguir com tranquilidade”, reforçou.

O Tribunal Administrativo de Lisboa rejeitou o pedido cautelar interposto pela Ordem dos Enfermeiros contra a ministra da Saúde “a título pessoal”, segundo fonte oficial do Ministério da Saúde.

Ordem avança com ação de impugnação da sindicância e pedido de indemnização à ministra

“O Ministério da Saúde foi esta manhã [quinta-feira] notificado pelo Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa da ‘rejeição liminar’ do pedido cautelar interposto pela Ordem dos Enfermeiros contra a ministra da Saúde”, refere fonte oficial do gabinete de Marta Temido numa nota enviada à agência Lusa.

O Ministério recorda que prossegue no tribunal a análise à providência cautelar interposta pela Ordem dos Enfermeiros com o objetivo de suspender a eficácia da sindicância à ordem pedida por Marta Temido.

A Ordem dos Enfermeiros vai apresentar uma ação de impugnação do ato que ordenou a sindicância, com pedido de indemnização ao Ministério da Saúde e à ministra da Saúde, a título pessoal, disse à Lusa o advogado Paulo Graça.

O advogado adiantou ainda que a Ordem vai também recorrer da decisão do tribunal que rejeita o pedido cautelar interposto contra a ministra da Saúde.

A sindicância à Ordem dos Enfermeiros, realizada pela Inspeção-geral das Atividades em Saúde e determinada pela ministra, começou no final de abril, mas logo a bastonária Ana Rita Cavaco manifestou dúvidas legais sobre esta averiguação generalizada.

A bastonária dos Enfermeiros tem ainda argumentado que a sindicância é uma perseguição e uma vingança.