789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Estudante portuguesa de 16 anos morre e outro aluno fica gravemente ferido em acidente na Hungria

Este artigo tem mais de 4 anos

As vítimas fazem parte de um grupo de alunos da Escola Pinheiro e Rosa, em Faro. Acidente ocorreu a cerca de 70 quilómetros de Budapeste e embaixada portuguesa está a acompanhar a situação.

O acidente ocorreu a cerca de 70 km da cidade de Budapeste
i

O acidente ocorreu a cerca de 70 km da cidade de Budapeste

EPA

O acidente ocorreu a cerca de 70 km da cidade de Budapeste

EPA

Um acidente com um autocarro de estudantes portugueses na Hungria provocou na madrugada desta sexta-feira um morto – uma jovem de 16 anos, Laura Bragança – e um ferido grave, avançou a Renascença e confirmou o Observador junto de fonte da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.

“Estamos profundamente consternados com o que aconteceu esta madrugada”, disse à SIC Francisco Santos, diretor da Escola Pinheiro e Rosa. De acordo com uma publicação no Facebook de Francisco Santos, o ferido grave está livre de perigo.

As vítimas fazem parte de um grupo de oito pessoas que seguiam no minibus: seis alunos e duas professoras do ensino secundário de uma escola de Faro que estavam no país no âmbito do intercâmbio Erasmus+: Comenius.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Queria confirmar o falecimento de uma portuguesa e um outro ferido em estado grave no seguimento de um acidente grave, a cerca de 70 km da cidade de Budapeste”, revelou à agência Lusa o secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro. A embaixada portuguesa em Budapeste já está a acompanhar de perto a situação.

Em comunicado, a polícia húngara informou que o acidente ocorreu às 4h09 da manhã na Estrada 4, pertencente à localidade de Cegléd.

De acordo com o secretário de Estado, a embaixada foi informada pela polícia local às 8h30 desta sexta-feira. O minibus onde seguiam as oito pessoas “foi abalroado por outro veículo”. O embate levou ainda um rapaz a ficar internado “em estado grave”, mas os outros portugueses “encontrar-se-ão bem”, referiu José Luís Carneiro.

Os restantes ocupantes do autocarro foram transportados para o hospital Cegléd e já tiveram alta, confirmou também o secretário de Estado em declarações à RTP3, acrescentando que já está a ser prestado todo o apoio.

Segundo revela a SIC, a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas está a tratar das diligências para a trasladação do corpo da jovem. José Luís Carneiro disse ainda à SIC que a família do rapaz hospitalizado viaja esta sexta-feira para a Hungria, com o apoio da Embaixada. O secretário de Estado das Comunidades adiantou ainda que o grupo poderá regressar a Portugal entre esta sexta-feira e sábado. 

O acidente ocorreuàs 4h09 da manhã na Estrada 4, pertencente à localidade de Cegléd (EPA/Zoltan Mihadak HUNGARY OUT)

De acordo com o jornal “Sul Informação“, que cita o diretor do agrupamento, a vítima mortal é uma aluna do 10º ano da Escola Pinheiro e Rosa, de Faro. O acidente, acrescentou Francisco Soares, deu-se quando os alunos já se estavam a deslocar para o aeroporto de Budapeste, “quando um pesado embateu no autocarro”.

Devido ao sucedido, todas as atividades letivas nos estabelecimentos escolares que pertencem ao Agrupamento de Pinheiro e Rosa estão interrompidas até segunda-feira, acrescentou a mesma fonte. Os serviços da autarquia “estão a acompanhar de perto toda a situação, quer junto da família, quer junto do estabelecimento escolar, quer junto da Secretaria de Estado das Comunidades”, referiu.

Entretanto, o Ministério da Educação enviou um comunicado onde garante que “foi já disponibilizado apoio psicológico às famílias dos estudantes, bem como à comunidade escolar em geral”. “A Embaixada Portuguesa na Hungria está a desenvolver as diligências necessárias junto das autoridades daquele país, estando a acompanhar os alunos e professores envolvidos no acidente”, acrescentou ainda a nota enviada pela tutela.

Também a Presidência da República publicou numa nota no seu site oficial onde apresenta as condolências à família da jovem e informa que Marcelo Rebelo de Sousa “já falou com a mãe da vítima mortal”, desejando ainda “a rápida recuperação do aluno ferido e um tranquilo regresso a casa aos restantes jovens e professores envolvidos no acidente”.

(Notícia atualizada às 21h00)

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora