De tempos a tempos, há um novo desafio que surge nas redes sociais e se torna motivo de discussão. Depois da questão sobre o vestido azul e preto/branco e dourado e das sapatilhas rosas e brancas/cinzentas e verdes, há um novo desafio na internet. Mas, desta vez, traz números em vez de cores e um (possível) teste à nossa capacidade visual.

Tudo começou com uma imagem publicada por uma utilizadora do Twitter. Dentro da imagem, que número de quatro dígitos consegue ver? Existem quatro hipóteses: 3246, 3240, 1246 e 1240. Cada hipótese escolhida, conta o ABC, está associada a um determinado problema de visão ou à ausência de qualquer problema de vista.

Depois de ver a imagem e tentar perceber o número que lá está, eis as soluções para este desafio e a explicação associada a cada escolha:

  • 3246: Astigmatismo e miopia;
  • 3240: Astigmatismo, mas não miopia;
  • 1246: Miopia, mas não astigmatismo;
  • 1240: uma visão sem problemas.

No entanto, tudo não passa de uma ilusão de ótica, avisam os especialistas. À semelhança de muitos desafios, este desafio não deve ser encarado como uma coisa séria e um substituto de um oftalmologista para detetar possíveis problemas de visão. Vários profissionais rapidamente se apressaram em alertar para o facto de que esta ilusão de ótica não pode ser considerada a sua fiabilidade para detetar problemas visuais.

Foi o caso de Ferdiriva Hamzah, um oftalmologista da Indonésia que pede para as pessoas não se deixarem levar pela ilusão de ótica e, pelo contrário, refere que o melhor é sempre consultar um especialista. “Se querem saber como têm a vista, é melhor consultar um oftalmologista. Não acreditem nesta ilusão de ótica que circula no WhatsApp. Sim, já sei que é divertido. Mas não se deixem levar por isso”, esclareceu, citado pela rádio espanhola Cadena SER.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR