Rádio Observador

Viral

Que número vê nesta imagem? Depois da cor do vestido e das sapatilhas, há um novo desafio na internet

783

Há quatro hipóteses (3246, 3240, 1246 e 1240) e cada uma diz algo sobre a visão de quem analisou a imagem. Mas, cuidado: especialistas avisam que tudo não passa de uma ilusão de ótica.

Depois da questão sobre o vestido azul e preto/branco e dourado e das sapatilhas rosas e brancas/cinzentas e verdes, há um novo desafio na internet

De tempos a tempos, há um novo desafio que surge nas redes sociais e se torna motivo de discussão. Depois da questão sobre o vestido azul e preto/branco e dourado e das sapatilhas rosas e brancas/cinzentas e verdes, há um novo desafio na internet. Mas, desta vez, traz números em vez de cores e um (possível) teste à nossa capacidade visual.

Tudo começou com uma imagem publicada por uma utilizadora do Twitter. Dentro da imagem, que número de quatro dígitos consegue ver? Existem quatro hipóteses: 3246, 3240, 1246 e 1240. Cada hipótese escolhida, conta o ABC, está associada a um determinado problema de visão ou à ausência de qualquer problema de vista.

Depois de ver a imagem e tentar perceber o número que lá está, eis as soluções para este desafio e a explicação associada a cada escolha:

  • 3246: Astigmatismo e miopia;
  • 3240: Astigmatismo, mas não miopia;
  • 1246: Miopia, mas não astigmatismo;
  • 1240: uma visão sem problemas.

No entanto, tudo não passa de uma ilusão de ótica, avisam os especialistas. À semelhança de muitos desafios, este desafio não deve ser encarado como uma coisa séria e um substituto de um oftalmologista para detetar possíveis problemas de visão. Vários profissionais rapidamente se apressaram em alertar para o facto de que esta ilusão de ótica não pode ser considerada a sua fiabilidade para detetar problemas visuais.

Foi o caso de Ferdiriva Hamzah, um oftalmologista da Indonésia que pede para as pessoas não se deixarem levar pela ilusão de ótica e, pelo contrário, refere que o melhor é sempre consultar um especialista. “Se querem saber como têm a vista, é melhor consultar um oftalmologista. Não acreditem nesta ilusão de ótica que circula no WhatsApp. Sim, já sei que é divertido. Mas não se deixem levar por isso”, esclareceu, citado pela rádio espanhola Cadena SER.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)