Os concelhos de Aljezur, Lagos, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira e Alcoutim, no distrito de Faro, apresentam esta terça-feira risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também em risco muito elevado de incêndio os concelhos de Portimão, Monchique, Silves e Castro Marim, no distrito de Faro, e Almodóvar, Mértola e Odemira, em Beja.

Em risco elevado de incêndio estão mais de 30 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Braga, Vila Real e Bragança.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de “reduzido” a “máximo”, sendo o “elevado” o terceiro nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para esta terça-feira em Portugal continental céu geralmente limpo e vento fraco a moderado do quadrante leste e soprando moderado a forte nas terras altas até meio da manhã.

A previsão aponta ainda para uma pequena descida da temperatura máxima no litoral Norte e Centro e na região Sul.

As temperaturas máximas mais elevadas para esta terça-feira no continente estão previstas para os distritos de Beja, Setúbal e Santarém com 34 graus Celsius, Évora com 33, Castelo Branco e Braga com 32, Aveiro, Coimbra Leiria e Lisboa com 31, Bragança e Portalegre com 30.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR