Mobilidade urbana

64 km/h. Eis o Ferrari das trotinetas eléctricas

As trotinetas eléctricas nasceram como um transporte urbano, barato e amigo do ambiente, com velocidades de até 25 km/h. Mas agora começam a surgir, cada vez mais, os Ferrari das trotinetas.

De início, o foco das trotinetas eléctricas estava na capacidade de percorrer curtas distâncias em meio urbano, seja a caminho de casa, da escola ou do escritório, num veículo ágil e nada poluente que, uma vez chegado ao destino, o utilizador pudesse dobrar e transportar consigo. Rapidamente começaram a surgir interessados em versões que, além do transporte, pudessem dar algum prazer durante a deslocação, montando motores mais potentes, baterias maiores e idealmente suspensões que suavizassem a tortura quando se atravessa zonas de piso menos bom.

Um dos melhores exemplos das trotinetas eléctricas mais rápidas é a Turbowheel Lightning, produzida pela Ewheels. Em vez de um motor de 250 W, monta dois (um por roda) com 1.000 W em velocidade constante, para depois chegar aos 1.800 W em pico, o que garante uma potência de 3.600 W. Isto resulta numa capacidade de aceleração brutal para um veículo com estas características.

À maior potência corresponde uma também superior capacidade de bateria, com os acumuladores habituais, entre 250 a 300 Wh, a darem lugar a um mais generoso de 957 Wh. Só assim se explica que a autonomia entre recargas suba dos tradicionais cerca de 30 km para 71 km. Mas o que vai certamente aliciar mais clientes é a capacidade da e-scooter da Ewheels atingir 64 km/h, um valor tão elevado que até vai dar azo a que os utilizadores sejam multados por excesso de velocidade em cidade.

A Turbowheel Lightning surpreende ainda pela sofisticação, com suspensão (com um curso muito decente) nas duas rodas, travão de disco à frente e atrás e um duplo sistema de carga, para apressar o processo. Mas este Ferrari das trotinetas tem igualmente os seus defeitos. De momento, ocorre-nos dois: o preço de 1.690 dólares e um peso de 35 kg (em vez dos habituais 12-15kg). Veja aqui o teste realizado pela Electrek, em que o ensaiador admite que se assustou com o potencial do “brinquedo”:

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: alavrador@observador.pt
Mobilidade urbana

A inteligência dos outros /premium

Laurinda Alves
155

Não há uma só vez que entre no carro sem começar por rezar para não atropelar ninguém numa trotineta. Também não quero ser abalroada na estrada ou a pé, nos passeios e, muito menos, matar ou ser morta

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)