Esforços diplomáticos para resolver a crise na Venezuela repetiram-se esta quinta-feira em vários palcos, com a Noruega a receber em Oslo delegações de ambos os lados e os chefes das diplomacias do Canadá e de Cuba a reunirem-se em Havana.

A ministra dos Negócios Estrangeiros do Canadá, Christya Freeland, reuniu-se esta quinta-feira em Havana com o seu homólogo cubano, Bruno Rodriguez, para analisarem a situação na Venezuela, segundo o governo canadiano. “É de importância fundamental que os nossos dois países se reúnam para discutirem a crise económica, política e humanitária na Venezuela”, afirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros canadiano, em comunicado, justificando o encontro em Havana.

Por seu lado, o primeiro vice-ministro das Relações Exteriores de Cuba, Marcelino Medina González, está na Noruega desde quarta-feira, onde o tema da Venezuela também está na agenda de trabalhos, no momento em que Oslo procura servir de intermediário entre a fação do Presidente eleito, Nicolas Maduro, e a do autoproclamado Presidente interino, Juan Guaidó. As delegações dos dois lados venezuelanos reuniram separadamente com responsáveis do governo norueguês, disseram várias fontes oficiais ligadas ao processo.

Segundo as mesmas fontes, a delegação representando Nicolás Maduro incluiu o ministro da Informação da Venezuela, Jorge Rodriguez, e do lado de Juan Guaidó a delegação contou com o deputado oposicionista Stalin Gonzalez. Guaidó, presidente do Parlamento e que tem publicamente liderado o movimento de oposição ao chefe de Estado da Venezuela, confirmou que decorrem “não negociações” mas “esforços de mediação” por parte da Noruega entre as duas partes em conflito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O reconhecimento, por parte da comunidade internacional, ao longo das últimas semanas, de que a situação na Venezuela não tem evoluído nem nenhuma das partes tem prevalecido, conduziu a estes esforços diplomáticos em vários tabuleiros da geopolítica mundial.

A viagem dos emissários venezuelanos a Oslo é mais um sinal de tentativa de mediação, desta vez por parte da Noruega, visando reduzir as tensões que explodiram em violência nas ruas quando a oposição convocou em vão uma revolta militar em 30 de abril.

A iniciativa acontece ainda no momento em que o Grupo de Contacto Internacional para a Venezuela, que inclui Portugal, repete esforços diplomáticos, enviando a Caracas uma missão política.

Venezuela. Governo português participa em missão política do Grupo de Contacto em Caracas

Portugal está representado pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro. Esta missão política estará na capital da Venezuela esta quinta e sexta-feira, segundo a informação inicial.