Volkswagen

VW revela primeiras imagens oficiais do novo Golf

A oitava geração do Golf surgiu pela primeira vez em fotos oficiais, que sugerem como vai ser o exterior e o interior do compacto alemão. Volkswagen desvenda ainda detalhes acerca da gama de motores.

Já perdemos a conta a quantas vezes foram “apanhados” alguns dos protótipos de desenvolvimento do novo Golf, sendo que algumas das fotos-espia revelam unidades quase desprovidas de camuflagem. Por isso, esteticamente, a futura geração do compacto alemão já não guarda grandes segredos. Mas se é assim em relação ao exterior, até agora o interior permanecia envolto em algum mistério. Até agora, porque a própria Volkswagen mostrou as primeiras imagens da oitava geração do seu best-seller durante uma reunião com os accionistas.

Tratam-se ainda de esboços, pois o popular hatchback está ainda a largos meses de ser apresentado – supõe-se que será em Outubro –, mas estas primeiras imagens oficiais já nos permitem vislumbrar como será o novo Golf, por fora e por dentro.

Com lançamento mundial programado para Fevereiro de 2020, o Golf “mais tecnológico de sempre” tem um interior a condizer com tão ambicionado posicionamento. A projecção revela um ambiente mais “despido” de comandos físicos, onde se destaca o novo volante multifunções, com um desenho em tudo parecido ao do novo T-Cross. Mais importante, um grande ecrã táctil ao centro, dedicado ao sistema de infoentretenimento, ligeiramente orientado para o condutor e que parece fluir até se “encontrar” com a nova geração do virtual cockpit, completamente digital e configurável. O que parece ser um cromado faz a separação entre o topo do tablier e a zona inferior, sendo ainda de destacar a nova solução para as saídas de ventilação. A alavanca da caixa de velocidades surge com um novo design, do mesmo modo que se esperam novidades em matéria de revestimentos e opções de personalização.

Quanto ao exterior, não há surpresas face ao que já conhecíamos das “fotos-espia”. A plataforma mantém-se (MQB), mas a frente parece mais baixa. Isso associado ao facto de a grelha inferior ter dimensões generosas, enfatizando a largura do compacto, oferece-nos a sensação de estarmos perante um pequeno familiar que persegue uma certa estética desportiva. Para o que também contribuem o capot mais musculado e a ligeira curvatura da linha do tejadilho.

No capítulo das motorizações, a oitava geração do Golf não vai abrir mão do diesel, com a gama a ser complementada com versões a gasolina e gás natural. A novidade é que o compacto também vai propor variantes mild hybrid (mHEV) com sistema eléctrico de 48V, disponível inicialmente com o 1.0 e o 1.5 Evo, qualquer um deles acoplado a uma caixa automática de dupla embraiagem. Segundo a marca, “dependendo do estilo de condução, o sistema mHEV permite gastar menos cerca de 0,4 litros de combustível por cada 100 quilómetros”. Haverá ainda um Golf híbrido plug-in (PHEV), opção essa que se traduzirá numa autonomia máxima de 80 km em modo eléctrico.

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: scarvalho@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)