A polícia espanhola deteve dois candidatos autárquicos do Podemos por cultivo ilegal de canábis. De acordo com o jornal El Español, Rocío Pérez Trueba, a número dois da lista do partido à Câmara de Laredo, na Cantábria, e Jacob san Emeterio, o número oito, teriam em casa uma instalação que permitia o cultivo de mais de 500 plantas de marijuana. Para além disto terão ainda sido apreendidos mais de dois quilos de marijuana seca.

Os dois candidatos tencionavam ser eleitos nas próximas autárquicas que se vão realizar no mesmo dia das europeias, 26 de maio. Tanto Trueba como Emeterio já renunciaram aos cargos que tinham no Podemos “para não perturbar a boa imagem do partido”.

As investigações da polícia começaram em janeiro, quando foram recebidas denúncias relativas à utilização suspeita de uma vivenda na cidade de Ampuero por parte dos dois candidatos do partido espanhol. Depois de se pôr em marcha uma operação de vigilância por parte das autoridades, foram recolhidos fortes indícios de utilização do imóvel para cultivo de substâncias ilegais, o que se veio a confirmar com uma busca da polícia espanhola à casa.

Para além dos crimes contra a saúde pública, os dois suspeitos estão ainda acusados de um crime de fraude por alegadamente fazerem funcionar a instalação de cultivo com rede elétrica ilegalmente ligada à casa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR