O tenista português João Sousa subiu duas posições e é 70.º na classificação ATP, numa lista que foi divulgada esta segunda-feira e continua a ser liderada pelo sérvio Novak Djokovic.

João Sousa, que tem como melhor posição no ranking o 28.º lugar alcançado em 16 de maio de 2016, foi na semana passada eliminado na segunda ronda do Masters 1.000 de Roma, pelo suíço Roger Federer, terceiro da hierarquia.

A liderança mundial continua nas ‘mãos’ de Djokovic, seguido do espanhol Rafael Nadal, que no domingo venceu em Roma o seu primeiro título desde agosto de 2018, ao impor-se ao sérvio por 6-0, 4-6 e 6-1.

No ‘top 10’, destaque para o grego Stefanos Tsitsipas, campeão este ano no Estoril Open, que chegou às meias-finais em Roma — foi derrotado por Nadal – e subiu ao sexto lugar na classificação, por troca com o japonês Kei Nishikori.

Ainda entre os portugueses, Pedro Sousa desceu duas posições e é 125.º tenista mundial, enquanto João Domingues subiu três lugares e ocupa agora o 160.º posto.

Em femininos, a checa Karolina Pliskova foi finalista vencida em Roma — diante da britânica Johanna Konta – e chegou à vice-liderança do ranking WTA, subindo cinco lugares, atrás da japonesa Naomi Osaka.

Konta, que em Roma conseguiu o terceiro título da carreira, progrediu 16 posições, ocupando hoje o 26.º lugar.