Segurança

Espanha. Esta luz vai substituir o triângulo de emergência?

As autoridades espanholas estão prestes a substituir o tradicional triângulo de emergência por um avisador luminoso por LED. Mas será que é eficaz e funcional? E a "moda" chegará a Portugal?

Conhecido como Help Flash, este indicador luminoso recorre a um sistema por luzes LED para chamar a atenção dos outros automobilistas de que há algo estacionado na via ou muito próximo dela. Na realidade, desempenha uma função similar à do conhecido triângulo de emergência, que todos os condutores são obrigados a utilizar em Portugal (bem como o colete reflector), sendo obviamente mais visível durante a noite.

As vantagens do Help Flash ultrapassam a visibilidade em más condições, sejam elas afectadas pela noite, mas igualmente sob chuva intensa ou nevoeiro, não sendo tão evidentes os ganhos quando está sol ou o veículo (e o correspondente triângulo) estão numa zona bem iluminada. As vantagens incluem ainda a possibilidade de o guardar no porta-luvas, em vez de num fundo da bagageira, o que torna mais fácil e, sobretudo, mais rápida a sua activação e utilização.

Para as autoridades espanholas, a Dirección General de Tráfico, o Help Flash parece ser a “última batata do pacote”, capaz de resolver todos os problemas de insegurança causados sempre que um veículo se vê obrigado a parar na faixa de rodagem, ou na berma, mas muito próximo da estrada. Aguardam apenas a publicação de um Decreto Real para que a utilização do indicador luminoso não só passe a obrigatória, como substitua o até aqui obrigatório triângulo.

Afirmam os espanhóis que 70% dos atropelamentos mortais envolvendo carros parados na berma ocorrem em condições de visibilidade insuficiente. Mas mesmo durante a noite, se o condutor não se apercebe de um veículo estacionado com os quatro piscas ligados, não vai ser com esta nova luz estroboscópica que os atropelamentos vão desaparecer. Afirmam especialistas que os automobilistas vêem as luzes anunciando um veículo em situação perigosa, o que não conseguem vislumbrar é o triângulo (só visível de dia, ou quando se está demasiado próximo) e muito menos o condutor, por exemplo, ocupado a mudar um pneu.

Assim que o decreto for publicado, o triângulo e o Help Flash passam a ser ambos legais e passíveis de serem utilizados, para depois, em Janeiro de 2024, ser a luz o único tipo de avisador que pode ser utilizado pelos condutores do país vizinho.

Esperamos que em Portugal, e no resto da Europa, seja adoptada a obrigatoriedade de usar um triângulo com Help Flash, para os condutores assim passarem a usufruir do melhor de dois mundos.

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: alavrador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)