Estados Unidos da América

Estados Unidos investigam suspeita de uso de armas químicas na Síria

Em causa está um ataque com cloro que ocorreu no domingo na região de Idlib. "Os EUA e os nossos aliados vão responder de forma rápida e apropriada", alertou o porta-voz do Departamento do Estado.

Os Estados Unidos acreditam que o regime de Bashar al-Assad pode estar a utilizar armas químicas na Síria

AFP/Getty Images

Os Estados Unidos estão a analisar alguns sinais de que o governo sírio pode ter voltado a utilizar armas químicas, incluindo num alegado ataque com cloro ocorrido no domingo na região de Idlib, no noroeste da Síria. E Washington voltou a alertar: se a Síria tiver mesmo voltado a utilizar armas químicas, os Estados Unidos vão responder.

Morgan Ortagus, porta-voz do Departamento do Estado, emitiu um comunicado esta terça-feira onde refere que os EUA ainda estão a reunir toda a informação sobre o que realmente aconteceu. “Mas repetimos o nosso aviso de que se o regime de Bashar al-Assad utilizar armas químicas, os Estados Unidos e os nossos aliados vão responder de forma rápida e apropriada”, sublinhou, numa nota citada pelo The Guardian, acrescentando que este ataque pode constituir uma violação do cessar-fogo que tem protegido milhões de civis na região de Idlib.

Os Estados Unidos reiteram o seu aviso, emitido pela primeira vez pelo Presidente Trump em setembro de 2018, de que um ataque contra a zona de de Idlib seria uma escalada imprudente que ameaça destabilizar a região”, acrescentou Morgan Ortagus.

O governo de Donald Trump já bombardeou a Síria duas vezes: em abril de 2017 e um ano depois, em abril de 2018, pelo alegado uso de armas químicas por parte de Bashar al-Assad. “Não deve haver dúvidas quanto à nossa determinação em agir com firmeza e rapidez se o regime de Assad utilizar armas químicas novamente no futuro”, alertou Sean Robertson, porta-voz do Pentágono.

A agência Reuters indica que o governo sírio ainda não emitiu qualquer comentário às acusações dos Estados Unidos.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: cpeixoto@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)