A agência de notação financeira Fitch melhorou, esta sexta-feira, a perspetiva do ‘rating’ de Portugal de estável para positiva, o que significa que pode subir o ‘rating’, que manteve em ‘BBB’, na próxima avaliação em novembro.

“A Fitch espera que o recente histórico de queda da dívida pública em relação ao PIB [Produto Interno Bruto] seja mantido”, indica a agência de notação financeira no relatório hoje divulgado.

Este ano, antes da Fitch, a agência de ‘rating’ canadiana DBRS também melhorou a perspetiva do ‘rating’ de Portugal de estável para positiva, em 5 de abril.

Já o Governo atribuiu esta sexta-feira à sua estratégia a melhoria da perspetiva do ‘rating’ de Portugal feita pela Fitch, enumerando o crescimento do investimento, o reequilíbrio das contas externas e os progressos na consolidação das contas públicas.

“O crescimento expressivo do investimento, a estabilização do setor financeiro, o reequilíbrio das contas externas e os progressos alcançados na consolidação estrutural das contas públicas resultam da estratégia seguida pelo atual Governo”, refere o gabinete do ministro das Finanças, numa nota à imprensa a propósito da revisão em alta da perspetiva sobre o ‘rating’ de Portugal.

O Ministério das Finanças assinala que a revisão em alta da perspetiva do ‘rating’ de Portugal feita pela Fitch “é atribuída à consolidação orçamental estrutural e à trajetória de redução do rácio da dívida pública sobre o PIB daí decorrente”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR