Eleições Europeias

Comissão Nacional de Eleições recebeu 300 queixas relacionadas com a campanha

Metade das queixas foram apresentadas por cidadãos e 50 foram apresentadas pelos partidos que têm deputados em Bruxelas. O BE foi o único desses partidos que não fez nenhuma participação.

A CDU é a força política que mais queixas e pedidos de parecer apresentou

LUSA

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) recebeu 300 participações, entre 26 de fevereiro e 24 de maio, em relação às eleições para o Parlamento Europeu, com a CDU a ser a força política que mais queixas e pedidos de parecer apresentou.

De acordo com a informação disponibilizada no ‘site’ da CNE, entre 26 de fevereiro — dia em que foi publicado em Diário da República o decreto-lei que fixa 26 de maio como o dia das eleições europeias — e 24 de maio, último dia de campanha eleitoral, foram recebidas 300 participações/queixas e pedidos de parecer.

A maioria das participações foi solicitada por cidadãos (150) e órgãos das autarquias locais (57).

Entre as forças representadas no Parlamento Europeu, a CDU lidera as participações (24), seguida pelo PSD (dez), PS (nove) e pelo CDS-PP (sete).

O BE foi o único partido português com presença em Bruxelas que não apresentou queixas.

Relativamente aos outros partidos, a Iniciativa Liberal e o Nós! Cidadãos fizeram ambos cinco participações ou pedidos de parecer.

Do total de participações feitas, 112 são relativas a publicidade institucional, 64 referem-se a neutralidade e imparcialidade das entidades públicas e 32 remetem para delegados/membros de mesas/assembleias de voto.

Houve ainda 23 participações sobre tratamento jornalístico das candidaturas, 23 relacionadas com propaganda e 21 relativas a eventos que decorrem na véspera ou no dia das eleições.

Das 300 participações/queixas e pedidos de parecer realizadas, foram emitidos 85 pareceres/esclarecimentos.

Também foram enviadas 31 injunções, 21 envios para entidades competentes e 21 recomendações/participações.

Houve ainda dez arquivamentos.

As eleições para o Parlamento Europeu realizam-se no domingo.

Oiça as melhores histórias destas eleições europeias no podcast do Observador Eurovisões, publicado de segunda a sexta-feira até ao dia do voto.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Ambiente

A onda verde na UE e os nacionalismos

Inês Pina
134

Se hoje reduzíssemos as emissões de CO2 a zero já não impedíamos a subida de dois graus centígrados. E estes “míseros” dois graus vão conduzir ao fim das calotas polares e à subida do nível do mar.

Eleições Europeias

Os ventos que sopram da Europa

Jose Pedro Anacoreta Correira

É preciso explicar que o combate pela redução de impostos não significa menos preocupação social. É precisamente o inverso: um Estado menos pesado contribui para uma sociedade mais justa. 

Ambiente

A intervenção do PSD na área do Ambiente

Salvador Malheiro

O PSD é detentor de um legado riquíssimo em matéria de política ambiental, pelo que a sua intervenção na área do Ambiente foi, é e continuará a ser determinante para o desenvolvimento de Portugal

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)