Três homens de nacionalidade francesa foram este domingo condenados a pena de morte, pelo tribunal de Bagdade, capital do Iraque, por pertenceram ao Estado Islâmico, avança a AFP, que cita o juiz que leu a sentença considerada inédita.

Os condenados, Kévin Gonot, Léonardo Lopez e Salim Machou têm agora 30 dias para recorrer da pena aplicada. Os três homens faziam parte do grupo de 12 cidadãos franceses capturados na Síria por uma aliança árabe-curda.

Em fevereiro deste ano, foram transferidos para o Iraque para o julgamento. Os interrogatórios na sala de audiências duraram quatro meses. Kévin Gonot, de 32 anos, nascido em Figeac, no sudoeste da França, ao juiz na sessão deste domingo que estava arrependido de se ter juntado ao Estado Islâmico.

Embora a código penal iraquiano preveja a pena de morte para qualquer pessoa que se tenha juntado a uma organização terrorista, a sentença está a ser considerada inédita pelos cidadãos iraquianos. Até agora, só três pessoas — também de nacionalidade francesas — tinham sido condenadas por pertencerem ao Estado Islâmico. Ainda assim, Mélina Boughedir, de 27 anos, Djamila Boutoutaou, 28, e Lahcène Gueboudj, 58, foram condenados a uma pena de prisão perpétua e não de morte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR