Rádio Observador

Marcelo Rebelo de Sousa

Voo de Marcelo Rebelo de Sousa faz aterragem inédita no Príncipe

884

O avião da Força Aérea Portuguesa em que seguia o chefe de Estado português foi o primeiro a aterrar de noite no aeroporto na ilha do Príncipe. "Uma aterragem nunca vista", comentou Marcelo.

Marcelo aterrou na da ilha do Príncipe às 18h35 (19h35 em Lisboa)

NUNO VEIGA/LUSA

O Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, protagonizou esta terça-feira um momento inédito, quando o avião em que viajava foi o primeiro a aterrar de noite no aeroporto na ilha do Príncipe.

O avião da Força Aérea Portuguesa aterrou no aeroporto da ilha do Príncipe às 18h35 (19h35 em Lisboa), quando já era de noite, tendo Marcelo Rebelo de Sousa sido recebido pelo seu homólogo são-tomense, Evaristo Carvalho, pelo primeiro-ministro são-tomense, Jorge Bom Jesus, e pelo presidente do Governo Regional do Príncipe, José Cardoso Cassandra.

“Significa uma homenagem num momento que é um momento universal, 100 anos depois da primeira confirmação de uma tese que revolucionou a ciência e a vida do mundo”, disse o chefe de Estado português, referindo-se às celebrações dos 100 anos – que se assinalam na quarta-feira – da comprovação da Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein, que foi possível validar através de um eclipse solar total na ilha do Príncipe e na cidade brasileira do Sobral, Ceará.

Marcelo Rebelo de Sousa adiantou que esta visita é também “uma homenagem naturalmente ao Príncipe e ao povo irmão e ao país irmão de São Tomé e Príncipe, mostrando que Portugal nestes momentos está sempre presente”. Portugal “até consegue – parece impossível – uma aterragem nunca vista, à noite, em condições, penso, que inéditas aqui no Príncipe”, acrescentou.

Esta deslocação à região autónoma do Príncipe “é uma promessa que foi feita e que foi cumprida”. “Disse ao Presidente Evaristo, eu prometi, eu cumpro e aqui estou a cumprir em nome de todos os portugueses”, declarou.

Ao seu lado, o chefe de Estado são-tomense acrescentou: “Uma promessa feita na visita oficial” de Marcelo Rebelo de Sousa a São Tomé e Príncipe, que decorreu em fevereiro de 2018.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Legislação

Menos forma, mais soluções /premium

Helena Garrido

É aflitivo ver-nos criar leis e mais leis sem nos focarmos nas soluções. A doentia tendência em catalogar tudo como sendo de esquerda ou de direita tem agravado esta incapacidade de resolver problemas

PSD/CDS

A beira do precipício

José Ribeiro e Castro
105

A visão da beira do precipício serve para despertar. Se não querem deixar Portugal totalmente submetido à esquerda, PSD e CDS têm de fazer mais no tempo que falta. Sobretudo fazer melhor. E desde já.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)