A ilha do Príncipe e a localidade brasileira de Sobral assinalam esta quarta-feira os 100 anos da comprovação da Teoria da Relatividade Geral de Einstein, uma “revolução científica” e um momento histórico no pós-Primeira Guerra Mundial.

O eclipse solar ocorrido em 29 de maio de 1919 permitiu a duas equipas de astrónomos britânicos, uma na ilha são-tomense do Príncipe – chefiada por Arthur Eddington – e outra em Sobral (Ceará) – liderada por Andrew Crommelin -, comprovar a teoria do encurvamento gravitacional da luz, formulada quatro anos antes pelo físico alemão Albert Einstein.

“A comprovação da Teoria da Relatividade Geral de Einstein, em 1919, mudou a visão que temos do Universo, em particular o conceito de gravitação, entendido de forma inovadora por Einstein, como uma deformação do espaço-tempo. [Na altura] há mais de dois séculos que estava vigente a teoria de Newton e esta comprovação mostrou que, em determinadas escalas do universo, essa não seria válida, mas sim a [Teoria da Relatividade] de Einstein”, explicou anteriormente à Lusa a coordenadora das celebrações na ilha do Príncipe, Joana Latas.

Esse momento foi ainda marcante, em termos históricos, referiu a professora de Matemática.

“Há 100 anos o mundo estava no pós-primeira Grande Guerra [1914-1918]. Esta expedição foi feita por britânicos e ficou comprovada uma teoria de um alemão, e por isso oriundos de dois países inimigos durante a guerra”, comentou, acrescentando que “a aceitação da Teoria da Relatividade Geral na comunidade científica acabou por ser muito gradual”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em São Tomé e Príncipe, as celebrações do centenário decorrem desde sábado e terminam esta quarta-feira, com a inauguração do Espaço Ciência Sundy, na roça com o mesmo nome – onde ocorreu a observação do eclipse –, com a presença do Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, e do chefe de Estado de São Tomé e Príncipe, Evaristo Carvalho.

O Espaço pretende “valorizar e reconhecer a herança científica, cultural e histórica da ilha do Príncipe”, disponibilizando uma exposição interativa sobre o fenómeno.

A cidade brasileira do Sobral recebeu nos últimos dias palestras, mostras sobre Astronomia, Astrofísica, História do eclipse de 1919, Relatividade Geral e Cosmologia, assim como o lançamento de livros sobre o tema, numa parceria entre a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a Prefeitura de Sobral e o Governo do estado do Ceará.

Para esta quarta-feira, entre outros eventos, está prevista a realização, no Theatro São João, da ‘Global Opera in Science’, com transmissão simultânea em Sobral, Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, Ilha do Príncipe e Noruega, e que conta com a participação de alunos dos dois países.

Será ainda reinaugurado o Museu do Eclipse, com apresentação da Orquestra da Universidade Federal do Ceará.