Rádio Observador

MINI

Mini eléctrico reboca avião de 150 toneladas

148

A Mini prepara-se para lançar o Cooper SE, o seu primeiro veículo eléctrico global. Para promover o potencial do seu motor e pack de baterias, provou que o modelo até é capaz de puxar 150 toneladas.

A Mini anunciou que a produção e comercialização do seu primeiro veículo eléctrico, o Cooper SE com carroçaria de três portas, arrancará até final de 2019, sendo que este não será efectivamente o primeiro modelo da Mini movido por um motor eléctrico alimentado por bateria. Isto porque em 2009 a marca fabricou 500 unidades do que então apelidou Mini E para vender especificamente na Califórnia.

Não há muitos dados sobre o Cooper SE, apesar de existirem indícios que a marca britânica do Grupo BMW apontará um pouco mais acima no que respeita à capacidade da bateria, o que lhe irá assegurar uma autonomia mais interessante. Como o Observador informou, o novo eléctrico foi apanhado recentemente numa sessão fotográfica nos EUA, pelo que já se conhecem as suas formas e pormenores, pelo menos ao nível da carroçaria. Mas nada é ainda oficial, uma vez que as fotos definitivas apenas serão divulgadas mais tarde.

Para provar que o Mini tem força mais que suficiente para impressionar mesmo os condutores mais exigentes, a marca inglesa organizou uma demonstração muito especial, que registou em vídeo, durante a qual o Cooper SE rebocou 150 toneladas. Atrelado a um Boeing 777 da Lufthansa, o Mini eléctrico arrastou o monstro alado durante uns metros.

Este tipo de habilidade representa um esforço notável, tendo já sido realizada anteriormente, sobretudo por jipes. Curiosamente, se é relativamente fácil de puxar 150 toneladas com um veículo que possua redutoras, para proteger melhor a embraiagem – o ponto mais frágil perante a necessidade – é ainda mais fácil realizar a operação com um veículo eléctrico, desde que este possua a força necessária para realizar a manobra. Equipado, ao que tudo indica, com o motor e baterias do BMW i3S, o Cooper SE puxou o Boeing 777, com a vantagem de não possuir embraiagem ou caixa de velocidades, apoiando-se num motor que fornece praticamente toda a sua força desde a primeira rotação.

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: alavrador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)