A companhia aérea TAP confirmou este domingo à Lusa que um avião Embraer teve “problemas técnicos” e que foi desviado do Porto para Lisboa devido a “baixa visibilidade”, tendo aterrado em segurança com os 106 passageiros às 09h17.

O Aeroporto Sá Carneiro (Porto) acionou este domingo um “alerta de nível 1” para uma “aeronave com problemas elétricos que pediu aterragem e que foi desviado para o Aeroporto de Lisboa por causa da nebulosidade, disseram fontes oficiais.

Em declarações à Lusa, fonte oficial da TAP explicou que os 106 passageiros que deviam ter chegado hoje à Zurique (Suíça), pelas 10h40 (hora local), aterraram no Aeroporto de Lisboa pelas 09h17 e que a aterragem decorreu “em segurança” e “normalmente”.

“Os passageiros estão com uma equipa da TAP para encontrar soluções e alternativas de voos na TAP para chegarem a Zurique ainda hoje ou amanhã (segunda-feira) de amanhã”, acrescentou fonte da TAP.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorros (CDOS) do Porto explicou à Lusa que o Aeroporto Sá Carneiro acionou hoje pelas 07h59 um “alerta nível 1 para uma aeronave com problemas elétricos” e que “pediu aterragem” na pista.

O avião acabou depois por ser desviado para ir aterrar no aeroporto de Lisboa por causa do “nevoeiro registado no Aeroporto Sá Carneiro”, acrescentou a mesma fonte.

Os meios mobilizados e “postos em prontidão foram “30 bombeiros de 11 corporações, com 11 veículos”, disse o CDOS do Porto, referindo que os mesmos meios foram “desmobilizados pelas 08h44”.

Em declarações à Lusa um funcionário da ANA — Aeroportos disse que “até pelo menos às 13h00 de hoje vai haver condicionamentos na aviação no Aeroporto Sá Carneiro devido ao nevoeiro” e que, devido às “alterações climatéricas, um voo da Easyjet, que devia ter aterrado pelas 08h30 no Sá Carneiro, foi desviado para o aeroporto em Santiago de Compostela”, no Norte de Espanha.

O “nevoeiro está a afetar os voos desde as 06h00 de hoje”, avisou a mesma fonte, acrescentando que há “vários voos com atrasos”. A Lusa contactou a companhia área TAP Air Portugal para tentar saber se algum voo da companhia aérea portuguesa havia sido desviado, mas não foi possível obter informações até às 12h00.

O avião da TAP descolou pelas 07:29 do Aeroporto do Porto com destino a Zurique, mas devido a problemas “técnicos” pediu aterragem de emergência no aeroporto mais próximo que era o do Porto, mas devido “à baixa visibilidade”, relacionada com o nevoeiro, o voo TP 922 voi redirecionado para Lisboa, onde aterrou às 09:17, conforme se pode ver na página da ANA Aeroportos.

Fonte aeronáutica explicou à Lusa que a tripulação não chegou a declarar emergência no ar.