Donald Trump chegou, esta segunda-feira de manhã, ao Reino Unido para uma visita de Estado de três dias e não perdeu tempo a lançar críticas ao presidente da Câmara de Londres, Sadiq Khan. Poucos minutos antes de aterrar na capital britânica, acusou o mayor de ser “um falhado” e de ter feito um “péssimo trabalho”.

“Sadiq Khan, que fez um péssimo trabalho como mayor de Londres, foi desagradável em relação à visita do presidente dos Estados Unidos da América, que é, de longe, o aliado mais importante do Reino Unido. Ele é um falhado que devia focar-se no crime em Londres, não em mim…”, escreveu Trump no Twitter, onde comparou ainda o presidente da Câmara de Londres ao de Nova Iorque, o “muito burro” democrata Bill de Blasio, “que também tem feito um trabalho horrível”.

Sadiq Khan defendeu que o Reino Unido não devia “estender a passadeira vermelha” ao presidente norte-americano. O mayor de Londres disse ainda que a primeira-ministra Theresa May, que se vai encontrar com Trump, o devia alertar para as suas opiniões “erradas” no que toca às mulheres e aos imigrantes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A visita de três dias de Donald Trump vai começar, esta segunda-feira, com uma cerimónia de boas vindas oferecida pela rainha e pelo príncipe Carlos no Palácio de Buckingham. Na terça-feira, Theresa May irá organizar um pequeno-almoço de negócios com empresários dos dois países, recebendo depois Trump para almoço na sua residência oficial, em Downing Street. Neste dia, para o qual está também marcada uma conferência de imprensa conjunta, espera-se uma grande manifestação no centro de Londres.