Rádio Observador

Volkswagen

Amarok volta a garantir a segurança nas praias

Pelo 9º ano consecutivo, a pick-up da Volkswagen entra em acção na época balnear. Ao serviço dos banhistas está uma frota de 28 viaturas, equipadas pela primeira vez com desfibrilhador automático.

Carlos Pedrosa

Foram já entregues, nas instalações da Marinha em Lisboa, as 28 Amarok que a Volkswagen preparou especificamente para missões de busca, salvamento e patrulhamento das praias portuguesas, no âmbito do projecto SeaWatch, que só o ano passado registou 342 intervenções, garantindo a segurança dos banhistas.

As viaturas cedidas ficam ao serviço do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e serão utilizadas por militares da Marinha, habilitados com os cursos de nadador-salvador, condução de veículos todo-o-terreno e oxigenoterapia. Além de suportes para equipamentos de emergência, pranchas de salvamento e macas, assim como as luzes de emergência (alterações introduzidas pela Volkswagen Veículos Comerciais em Portugal), as Amarok que entram em acção neste Verão contam, pela primeira vez, com um desfibrilhador automático externo. Assim fica completo o conjunto de equipamentos de suporte básico de vida.

De acordo com a Volkswagen, em 2018, o SeaWatch permitiu o salvamento de 51 veraneantes, efectuando 271 assistências de primeiros socorros e 20 buscas com sucesso a crianças perdidas. “Desde o início do projecto, estimam-se que os veículos Amarok tenham percorrido cerca de 280 mil quilómetros por cada época balnear (sobretudo em praias não vigiadas), tendo contribuído para mais de 1600 salvamentos de vidas humanas”, refere a nota enviada à imprensa.

A pick-up alemã usufrui agora do novo motor 3.0 V6 de 258 cv, cujo binário muito elevado (580 Nm) lhe confere melhores capacidades de condução na areia.

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)