“O futebol sueco está triste. Morreu Lennart Johansson”, avançou a Federação Sueca de Futebol. O antigo presidente da UEFA, de 89 anos, terá morrido na noite desta terça-feira, depois de uma “curta doença”.

Lennart Johansson foi presidente da UEFA (União de Associações de Futebol Europeias) durante 17 anos, entre 1990 e 2007. Depois disso foi nomeado presidente honorário.

Durante o seu mandato, o futebol europeu “mudou completamente, em termos desportivos e comerciais”, diz a UEFA, na nota de pesar. “A própria UEFA evoluiu de uma entidade puramente administrativa num subúrbio da capital federal suíça, Berna, para uma organização desportiva moderna e dinâmica baseada na Casa do Futebol Europeu, em Nyon, às margens do Lago de Genebra, no oeste da Suíça.” Foi durante o mandato de Johansson, logo em 1990, que teve início a Liga dos Campeões.

“Será sempre lembrado como um líder visionário e, como arquiteto da Liga dos Campeões da UEFA, e o futebol mundial ser-lhe-á sempre grato por tudo o que conseguiu para o belo jogo ”, disse Aleksander Čeferin, atual presidente da UEFA, depois de prestar condolências à família.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O sueco, nascido a 5 de novembro de 1929, foi também vice-presidente da FIFA (Federação Internacional de Futebol). Em 1998, candidatou-se à presidência da organização, mas acabou derrotado por Joseph Blatter, com quem manteve uma relação fria durante mais de 20 anos. Lennart Johansson chegou a defender, em 2012, que as acusações de corrupção a Blatter fossem investigadas e que o então presidente resignasse ao cargo. Blatter foi banido da FIFA durante oito anos por falta de ética na conduta enquanto presidente.

Com Gianni Infantino, presidente da FIFA desde 2016, no entanto, a relação seria bem melhor. “Era um amigo e uma fonte inestimável de sabedoria e inspiração. Ficarei para sempre grato por tê-lo tido como presidente da UEFA quando me juntei à organização em 2000. Desde aí, Lennart sempre foi um modelo de profissionalismo e, mais importante, de humanidade”, disse.

O percurso enquanto líder desportivo iniciou-se no AIK Solna, um clube dos subúrbios de Estocolmo (Suécia): primeiro como presidente da secção de bandys (um ancestral do hóquei no gelo), depois foi presidente do quadro de futebol entre 1962 e 1967 e presidente do quadro principal nos 13 anos seguintes, até 1980. Foi esta experiência que fez com que, em 1984, fosse eleito presidente da Federação Sueca de Futebol (SvFF). Ficou à frente da organização até 1991.

Lennart Johansson foi nomeado presidente honorário do AIK Solna, em 1999, e desde 2001 que tem um troféu em seu nome.

Atualizado às 9h20
Corrigido: Lennart Johansson morreu esta terça-feira, dia 4 de junho