A reação imediata de Pepe após cair mal na área da Suíça e a forma como pediu de imediato assistência dando sinal de que não poderia prosseguir no encontro deixavam antever um problema com gravidade do central e os exames entretanto realizados confirmaram esse pior cenário: o jogador do FC Porto sofreu uma fratura da omoplata e foi já dispensado dos trabalhos da Seleção Nacional, falhando assim o encontro decisivo desta Liga das Nações com Holanda ou Inglaterra.

Foi tudo para o Primavera mas ele estava no Dragão a tocar as Quatro Estações (a crónica do Portugal-Suíça)

“O jogador sofreu fratura da omoplata durante o Portugal-Suíça. O jogador foi submetido a exames e dado como inapto pela Unidade de Saúde e Perfomance da FPP. Pepe foi esta tarde dispensado dos trabalhos da Seleção Nacional”, comunicou esta quinta-feira a Federação Portuguesa de Futebol, através do seu site oficial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Desta forma, e face à gravidade do problema, o jogador deverá falhar o arranque da próxima temporada no FC Porto (que será mais cedo do que é normal, tendo em vista a terceira pré-eliminatória da fase de grupos da Liga dos Campeões), não havendo ainda informações em termos oficiais do tempo de paragem do central.

15 anos depois de ter voltado ao FC Porto, foi Sérgio Conceição a lançar outro “filho do dragão”: Pepe

De referir que, para a final da Liga das Nações de domingo, Fernando Santos fica assim com apenas dois centrais de raiz disponíveis: Rúben Dias e José Fonte. As alternativas na posição são os médios Danilo Pereira e William Carvalho, que já cumpriram de forma esporádica essa função no passado ao serviço de FC Porto e Sporting, respetivamente.

Formado no Corinthians Alagoano, Pepe chegou a Portugal para representar o Marítimo B em 2001, subindo na época seguinte ao conjunto principal antes de assinar pelo FC Porto em 2004. Depois de três épocas no Dragão, o central rumou ao Real Madrid, onde jogou durante uma década antes de assinar pelos turcos do Besiktas e voltar aos azuis e brancos em janeiro deste ano. Ao todo, o defesa ganhou seis títulos em Portugal (dois Campeonatos, uma Taça de Portugal, duas Supertaças e uma Taça Intercontinental) e 13 em Espanha, entre os quais três Ligas dos Campeões, dois Mundiais de Clubes, uma Supertaça Europeia e três Ligas. Na Seleção, onde foi campeão europeu, soma mais de 100 internacionalizações desde a estreia, em 2007.

O regresso de Pepe: o grupo restrito de “filhos pródigos”, o novo número na camisola e o reencontro com Casillas