Afinal, há acordo fechado no SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal) ou não? Há 24 dias, a 13 de maio, António Costa disse que as negociações estariam fechadas no espaço de “horas”.

A que se referia o primeiro-ministro ao falar em “negociações”? “A aquisição da posição acionista por parte do Estado”. Ou seja, o Estado – que atualmente detém 33% do SIRESP – quer nacionalizar o sistema. A restante parte do sistema é detida pela PT/Altice.

Bloco mais duro, Costa ao centro e Cristas morna. O debate pós-europeias já a preparar as legislativas

Esta quinta-feira, também num debate quinzenal, em plenário, o primeiro-ministro deu mais uma achega, mas com uma formulação diferente. Já não falou em negociações “por horas”, mas sim em “acordo fechado”, ainda que não oficializado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

António Costa aproveitou uma pergunta de Assunção Cristas sobre o SIRESP para anunciar que o Governo já fechou um acordo com a Altice para a nacionalização do sistema. Com o outro acionista, a Motorola, “faltam apenas dois detalhes”. Acordos que ainda não foram oficializados, como o primeiro-ministro referiu. Os anúncios geraram nova polémica em escassas horas, com a Altice a falar apenas de um “acordo de princípio”. O CDS viu nas declarações da empresa um desmentido ao primeiro-ministro.

Há “acordo de princípio” sobre “pressupostos da aquisição” para SIRESP, diz Altice

Não era bem. Costa falou em acordo fechado, mas não oficializado. A Altice referiu que já havia “princípio de acordo”. Ambos estão a ver o copo a meio.

Mas horas depois, a Altice baralhou tudo outra vez. Como? Nova data. As negociações “por horas” deram lugar a acordos fechados que não estavam fechados. Agora só estarão na próxima semana, mais concretamente até 13 de junho.

Incêndios, tempestades e visitas papais: todas as falhas do SIRESP desde 2010

Em declarações à Lusa, fonte oficial da Altice salientou que “há um acordo entre as partes envolvidas sobre as matérias substanciais, sendo que, no atual momento, estão a ser ultimados pelas equipas jurídicas os formalismos necessários à celebração desse mesmo acordo, prevendo as partes a conclusão deste procedimento até à próxima quinta-feira, 13 de junho”.

SIRESP “vai estar ativo durante o verão”, garante presidente da Altice