Rádio Observador

Estados Unidos da América

Joe Biden recua e declara ser contra limites a acesso ao aborto nos EUA

O candidato democrata à presidência dos EUA declarou ser contra a emenda que proíbe o financiamento do aborto com verbas federais. Proibição do aborto em alguns estados influenciou decisão.

Mudança de posição surge após dois dias de duras críticas de rivais e de grupos de defesa das mulheres

CJ GUNTHER/EPA

O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos Joe Biden mudou, na quinta-feira, de posição sobre a emenda que proíbe o financiamento do aborto com verbas federais, e declarou ser contra a medida. A mudança de posição do antigo vice-presidente norte-americano, que já tinha apoiado a controversa emenda ‘Hyde’, surge após dois dias de duras críticas de rivais e de grupos de defesa das mulheres.

A emenda proíbe o financiamento da interrupção voluntária da gravidez com verbas federais, salvo em casos de gravidez de risco para a mãe ou causada por violação ou incesto. Numa intervenção, durante um evento de angariação de fundos para o Partido Democrático, Joe Biden não mencionou as críticas de que foi alvo esta semana, mas concordou que a emenda afeta, sobretudo, mulheres pobres e negras.

A mudança de posição prende-se também com as recentes restrições ao aborto nos estados do Alabama e da Georgia, justificou o ex-vice Presidente de Barack Obama. “Tenho lutado contra os problemas que [a emenda] Hyde apresenta”, afirmou Biden, na abertura de um discurso dedicado principalmente ao direito de voto.

“Quero ser claro: não peço desculpas pela minha última posição. Não peço desculpas pelo que estou prestes a dizer”, disse o candidato democrata, limitando-se a acrescentar que “as circunstâncias mudaram”.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Socialismo

Má-fé socialista /premium

José Miguel Pinto dos Santos

Não é a situação social em Portugal muito melhor que na Venezuela — e que nos outros países socialistas? Sim, mas quem está mais avançado na implantação do socialismo, Portugal ou Venezuela?

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)