A inflação média a 12 meses em Moçambique registou em maio a primeira descida deste ano, embora ligeira, de acordo com dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O indicador registou em maio uma redução de 0,08 pontos para 4% depois de ter seguido uma tendência de subida de janeiro a abril, de 3,91% para 4, 08%.

A inflação média a 12 meses situa-se agora em níveis consideravelmente mais baixos que os do passado, depois de uma descida constante desde maio de 2017, altura em que se cifrava em 22,33%.

A inflação homóloga em maio foi de 2,42%, e, ainda de acordo com o Índice de Preços no Consumidor (IPC) do INE moçambicano, houve uma deflação (inflação negativa) de 0,31%.

A inflação mensal, em 2018, foi sempre inferior a 1% e também chegou a ser negativa em junho e julho.

Os valores do IPC são calculados a partir das variações de preço de um cabaz de bens e serviços, com dados recolhidos nas cidades de Maputo, Beira e Nampula.

A inflação acumulada nos primeiros cinco meses de 2019 é de 1,61%.

De acordo com o INE moçambicano, a inflação acumulada (anual) em 2018 foi de 3,52%, os mesmos pontos percentuais da inflação homóloga em dezembro do último ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR