Rádio Observador

erse

ERSE avisa elétricas que têm de garantir atendimento por telefone e mail a clientes

O regulador energético recomendou aos consumidores o contacto com a empresa por diversos meios. Elétricas "têm de garantir o atendimento telefónico e por escrito aos consumidores".

Alerta tem por objetivo informar consumidores "sobre matérias que são normalmente alvo de dúvidas e reclamações".

Antonio Cotrim/LUSA

Autor
  • Agência Lusa

O regulador energético alertou esta quarta-feira os consumidores sobre más práticas dos comercializadores de eletricidade e de gás natural, recomendando o contacto por diversos meios, uma vez que as empresas “têm de garantir o atendimento telefónico e por escrito”.

De acordo com o alerta publicado na página da internet da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), se o consumidor “anda há algum tempo a tentar contactar sem sucesso o seu comercializador pela linha telefónica ou sempre que liga fica em fila de espera”, deve tentar contactar através de outro meio, como e-mail, página na internet, carta ou presencialmente.

“Os comercializadores de energia têm de garantir o atendimento telefónico e por escrito aos consumidores”, vincou a ERSE.

Após atendida a chamada, se o período de espera for superior a 60 segundos, “o comercializador tem de disponibilizar uma forma de o consumidor deixar o contacto e o motivo da chamada”.

A ERSE indicou ainda que o comercializador deve responder nos dois dias úteis seguintes, sendo que o custo de uma chamada para o atendimento telefónico “não pode ser superior ao de uma chamada local”. Por sua vez, as chamadas para comunicação de leituras ou de avarias são gratuitas.

“Se as dificuldades de contacto continuarem dê conhecimento à ERSE”, recomenda o regulador.

Este alerta tem assim por objetivo informar os consumidores “sobre matérias que são normalmente alvo de dúvidas e reclamações”.

Adicionalmente, a ERSE promove ações de informação e formação “com vista a potenciar uma crescente participação esclarecida dos consumidores de eletricidade e gás natural no mercado”.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
erse

O peso da leveza

José Miguel Pinto dos Santos
299

Não há nada que pese tanto na sobrevivência e integridade de uma organização, seja uma empresa, agência ou ministério, que a leveza dos seus dirigentes.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)