Rádio Observador

Moçambique

Mais de 40 partidos e coligações apresentaram proposta de candidatura às eleições moçambicanas

As eleições legislativas e provinciais estão marcadas para 15 de outubro. A Frelimo já manifestou a vontade de concorrer às presidenciais. A Renamo ainda não apresentou a sua proposta.

Os números foram avançados pela Comissão Nacional de Eleições de Moçambique

AMANDIO VILANCULO/Lusa

Autor
  • Agência Lusa

A Comissão Nacional de Eleições de Moçambique (CNE) recebeu propostas de candidatura de 39 partidos e três coligações para as eleições legislativas e provinciais de 15 de outubro, referem dados daquele órgão eleitoral.

Os números fazem parte do balanço da CNE sobre o processo de apresentação de propostas de candidaturas, que terminou na segunda-feira.

Rodrigues Timba, vogal da CNE, citado esta segunda-feira pelo diário Notícias, adiantou que aquele órgão vai marcar nos próximos dias o início da entrega dos requisitos necessários à participação nas eleições legislativas e provinciais.

O ato que encerrou na segunda-feira consistiu apenas na apresentação por escrito da manifestação de interesse de participação no escrutínio. A apresentação das propostas de candidatura às presidenciais, também agendadas para 15 de outubro, ainda está em curso, devendo terminar a 16 de julho.

Até ao momento, apenas a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder, e o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), terceira maior força política, manifestaram junto do Conselho Constitucional (CC) a intenção de concorrer às presidenciais.

A Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido da oposição, ainda não apresentou a proposta de candidatura às presidenciais.

As eleições gerais de 15 de outubro serão as sextas multipartidárias a terem lugar na história do país, depois da realização das primeiras, em 1994, na sequência da aprovação de uma constituição democrática em 1990.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)