A Califórnia foi devastada em 2018 pelo maior incêndio da história do Estado norte-americano. Pelo menos 88 pessoas morreram e centenas estão ainda desaparecidas. 13 mil casas foram destruídas e 620 quilómetros quadrados foram lavrados pelas chamas. Uma investigação do Departamento de Florestação e Proteção contra Incêndios da Califórnia parece agora ter encontrado a causa do incêndio: um só homem e um ninho de pessoas.

A notícia é avançada pelo El Mundo e tudo se terá passado no dia 27 de julho, no condado de Mendocino. Naquele dia, o homem tentava tapar a entrada de um ninho de vespas que estava no seu quintal com um martelo e uma estaca de metal. O californiano seria alérgico à picada de vespas. Quando martelava a estaca de metal para bloquear a entrada do ninho, saltaram faíscas. Estas caírem no terreno seco do quintal traseiro do homem, dando início ao incêndio.

Incêndio florestal mais mortífero do estado da Califórnia já fez 42 mortos em Paradise

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os investigadores não revelaram o nome do suspeito, mas o New York Times teve acesso aos documentos e identificou o homem: Glen Kile. O rancheiro terá reconstruido o que se passou naquele dia e lamentou o sucedido. Kile tentou apagar o fogo com terra e com uma mangueira. Nada resultou e o homem chamou os bombeiros.

As autoridades consideram Kile responsável, mas não o vão acusar. Entendem que se tratou de um acidente.

Os incêndios deflagraram no sul e no norte do Estado da Califórnia e rapidamente avançaram em várias frentes, alimentados por ventos fortes, destruindo dezenas de milhares de edifícios e obrigando ao encerramento de escolas, ao corte de estradas e à evacuação de localidades inteiras.

Na altura, Donald Trump culpou as autoridades por “absoluta má gestão”e disse que não havia motivo para “estes massivos, mortais e onerosos” incêndios. O presidente dos Estados Unidos afirmou ainda solidariedade com todos os envolvidos. “Os nossos corações estão com aqueles que combatem os fogos (…) e com as famílias”, escreveu no Twitter.