Rádio Observador

Peugeot

Depois do 208, o 2008. SUV terá variante eléctrica

Se o novo 208 deu o tiro de partida na ofensiva puramente eléctrica da Peugeot, o 2008 é o senhor que se segue. O SUV vai estrear uma variante movida a bateria, com a promessa de percorrer 310 km.

A maior novidade na nova geração do 2008 é a sua versão exclusivamente movida a bateria que, tal como acontece no 208, obedece ao mesmo esquema de denominação, sendo comercialmente designada por e-2008.

Por fora e por dentro, a Peugeot tratou de seguir a fórmula inaugurada pelo hatchback. Significa isto que, esteticamente, são poucas as diferenças de B-SUV face às versões convencionais, com motores diesel ou gasolina. Para distinguir o e-2008 do 2008, será preciso um olhar atento à procura de um pequeno “e” nas laterais e na traseira, sendo que a grelha frontal se apresenta na mesma cor da carroçaria. No interior, raciocínio idêntico, mudando apenas a instrumentação e, dependendo das versões, o revestimento dos bancos em Alcantara.

A assegurar a propulsão está o mesmo motor eléctrico do e-208, com 136 cv e 260 Nm, alimentado por um pack de baterias de 50 kWh, com uma garantia de oito anos ou 160.000 km. Findo este período ou percorrida esta distância, a Peugeot garante que o acumulador continuará, pelo menos, a oferecer 70% da sua capacidade – ou seja, prevê no limite uma perda de 15 kWh.

A aerodinâmica menos apurada e o peso superior (1548 kg, cerca de mais 300 kg que as versões com motor a combustão) explicam a menor autonomia do SUV face ao anunciado pelo hatchback. Enquanto o e-208 assegura 340 km com uma carga completa, o e-2008 não vai além dos 310 km.

Na altura de proceder à recarga da bateria, o tempo de espera pode ir dos 30 minutos às 16 horas, dependendo naturalmente da tomada utilizada. Assim, se ligado a um posto de carga rápida de 100 kW, meia hora basta para que o SUV francês garanta a energia necessária para percorrer mais 248 km (recupera 80% da capacidade). Numa wallbox trifásica de 11 kW, uma recarga completa demora cinco horas, a que é necessário somar mais três (8 horas) numa monofásica de 7,4 kW. Já numa tomada doméstica, o recarregamento do acumulador tarda 16 horas até atingir os 100%.

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: scarvalho@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)