Rádio Observador

PSA

EV. PSA decide onde vai produzir motores e baterias

272

A PSA está apostada em embarcar na aventura dos veículos eléctricos, com todas as suas marcas - Citroën, DS, Opel e Peugeot. Para isso, precisa de motores e baterias e já decidiu onde os vai produzir.

Com os primeiros modelos eléctricos e híbridos plug-in à porta, a PSA necessita rapidamente de tudo o que diferencia os veículos eléctricos dos modelos com motor de combustão, que está tão habituada a fabricar. Os elementos principais são os motores eléctricos e as baterias, e são exactamente estes que o grupo gaulês já decidiu onde os vai fabricar: os primeiros em França e os segundos na Eslováquia.

Não há veículos eléctricos sem baterias ou motores eléctricos e nenhum fabricante quer depender de fornecedores externos para “peças” que são fundamentais no negócio. Daí que, em vias de arrancar com a produção do DS 3 Crossback E-Tense, Opel Corsa-e e Peugeot e-208, seja altura de decidir de onde vêm essas “peças”.

Sabe-se agora que os motores eléctricos, cuja tecnologia não é propriamente a mais sofisticada, serão assegurados por umas novas instalações construídas em França, que foram equipadas com as mais recentes tecnologias. A perspectiva é a de fabricar 120.000 motores por ano em 2020, valor que irá crescer para 900.000 unidades em 2025. Um vídeo regista como tudo se processa.

Paralelamente, a PSA anunciou que vai começar a produzir packs de baterias na Eslováquia e, ao contrário do que acontece com os motores, estas são tecnologicamente determinantes. Ainda assim, a PSA decidiu não investir para já na produção de células, o que a Tesla e a Volkswagen já optaram por chamar a si, adquirindo-as directamente de fornecedores como os chineses da Catl.

Se até aqui estava previsto que as células vindas da China seriam arrumadas em módulos – e estes depois em packs completos – em França para a Citroën, DS e Peugeot, e em Saragoça (Espanha) para a Opel/Vauxhall, eis que o grupo decidiu que, afinal, as marcas francesas vão receber os packs produzidos em Tranava, na Eslováquia, enquanto as fábricas espanholas vão depender dos packs gerados em Vigo.

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: alavrador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)