O diretor comercial da área de consumo da Huawei Portugal, Tiago Flores, disse esta sexta-feira à Lusa que “um terço dos telefones vendidos em Portugal “são da fabricante chinesa, tendo registado um aumento de 25% das vendas no primeiro semestre.

“O primeiro semestre foi bastante positivo” para a venda de telemóveis da Huawei em Portugal, afirmou Tiago Flores, em entrevista à Lusa.

“Continuamos a crescer acima do mercado”, prosseguiu, apontando que o crescimento “ronda os 25%” nos primeiros seis meses deste ano, face a igual período do ano passado.

“Claramente um terço dos telefones vendidos em Portugal são Huawei”, salientou, apontando que a tecnológica chinesa reforçou a sua posição no mercado português “com a ajuda de mais portefólio e de equipamentos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com o responsável da área de consumo da Huawei Portugal, os portugueses mantêm a “confiança” na marca, apesar das restrições de que a multinacional tem sido alvo por parte dos Estados Unidos.

No mês passado, o Presidente norte-americano, Donald Trump, emitiu uma ordem executiva a proibir empresas do país de usarem equipamentos de telecomunicações de empresas estrangeiras consideradas de risco, uma medida que visa a China e a Huawei.

“Claramente este tema internacional veio colocar dúvidas aos consumidores numa primeira fase”, salientou Tiago Flores, apontando que aquilo que a Huawei fez logo de imediato em Portugal foi “comunicar com todos os parceiros” e dar-lhes a “informação correta desse mesmo impacto”.

Tiago Flores admitiu que os consumidores têm “muitas questões” sobre o impacto, nomeadamente sobre a atualização de aplicações nos seus telemóveis, mas a Huawei garante que não haverá qualquer impacto.

O responsável referiu que, após o anúncio dos Estados Unidos relativamente à Huawei, assistiu-se em Portugal a um adiamento do processo de compra dos ‘smartphones’ da marca, mas esta situação já está invertida.

“Até final deste mês estaremos ao nível de ‘performance’ antes deste tema ter acontecido”, disse.

“Mantém-se tudo na mesma, todas as aplicações [que estão nos telemóveis da Huawei] vão continuar”, garantiu Tiago Flores.

“Os consumidores podem estar perfeitamente descansados que todas as aplicações, inclusive da Google, vão continuar a funcionar nos seus telefones”, bem como todos os aspetos de segurança do sistema operativo Android, reiterou.

Este compromisso da marca que os consumidores não terão impacto também é alargado aos tablets e computadores da Huawei.