Se o desafio da emergência climática esteve em cima da mesa durante a Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude 2019, que terminou este domingo em Lisboa, com António Guterres a discursar no encerramento do encontro, no exterior da Altice Arena a urgência do desafio ganhou outras cores.

Cá fora, o grande destaque vai desde hoje para a nova obra com assinatura do artista Bordalo II, conhecido pelo trabalho com o lixo. A peça, que vai ficar no jardim do Parque das Nações como recordação simbólica da realização da conferência Lisboa+21, foi inaugurada após um encerramento da conferência numa cerimónia que contou com a presença de Guterres.

Bordalo II é um dos mais populares artistas visuais portugueses do momento, com grande projeção internacional. Em novembro de 2017 exibiu trabalhos na zona de Xabregas, em Lisboa, onde tem atelier. A exposição “Attero” foi um êxito de público, com mais de 27 mil visitantes em 22 dias. No começo deste ano, inaugurou uma mostra com obras inéditas em Paris.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Bordalo II chegou a Paris com uma exposição-manifesto: “A arte pode mudar uma geração inteira”

Segundo previsões do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e Ministério do Ambiente, terão nascido no Vale do Guadiana 30 crias de lince ibérico desde o início de 2019. Este número traduz-se num ligeiro aumento relativamente ao ano anterior. Atualmente, a população de lince ibérico a viver em Portugal ascende a 75 exemplares, estima o ICNF. Em 2018, viviam na Península Ibérica cerca de 640 exemplares, segundo um censo.

O Vale do Guadiana tem novos habitantes: nasceram 10 crias de lince ibérico e já há imagens