Rádio Observador

Venezuela

Venezuela. Quatro militares detidos pelos serviços secretos durante visita da ONU ao país

No último dia da visita da comissária da ONU para os direitos humanos, os serviços secretos venezuelanos detiveram quatro militares. Famílias denunciaram raptos e agressões.

A Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, esteve na Venezuela

RAYNER PENA/EPA

Autor
  • Agência Lusa
Mais sobre

Quatro oficiais das Forças Armadas Venezuelanas (FAV) foram detidos por funcionários do Serviço Bolivariano de Informações (SEBIN, serviços secretos), no último dia da visita à Venezuela da Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet.

Trata-se dos coronéis da Aviação Francisco António Torres Escalona, 64 anos, e Miguel Alberto Castillo Cedeño, 61 anos, do general de brigada Miguel Sisco Mora, 45 anos, e do capitão de corveta Rafael Acosta Arevalo, 47 anos.

Mariloly Rivero, mulher de Francisco António Torres Escalona, explicou que o coronel foi levado do seu apartamento depois de ser amarrado e agredido.

Maria Victoria Castillo, responsabilizou o Presidente da Venezuela Nicolás Maduro pelo que possa vir a acontecer ao seu pai, Miguel Alberto Castillo Cedeño, que foi levado por três funcionários do SEBIN que entraram na sua casa armados.

É também desconhecido o paradeiro do general de brigada de Aviação, Miguel Sisco Mora, que, segundo a filha, Stephanie Sisco, foi detido por organismos de segurança do Estado.

Waleska Pérez León, denunciou através de um vídeo divulgado nas redes sociais, que o seu marido, o capitão de corveta Rafael Acosta Arevalo desapareceu depois de na tarde de sexta-feira participar numa reunião.

Os últimos dados divulgados pela ONG Foro Penal dão conta de que na Venezuela existiam, até 16 de junho 715 presos políticos, 609 civis e 106 militares.

Desde 2014 foram detidas 15.070 pessoas na Venezuela, das quais 8.600 estão sob medidas “cautelares” entre elas regime de apresentação periódica e proibidas de sair do país.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)