Rádio Observador

Estilo

Ascot e os chapéus: a corrida chegou ao fim e os cavalos voltaram a ficar em segundo lugar

180

Se fosse pelos cavalos, esta era uma corrida como tantas outras. Ascot terminou no sábado e o rescaldo da última semana resume-se a um único acessório de moda: o chapéu. Veja as imagens.

Durante cinco dias, Ascot reafirmou o seu poder enquanto Meca do hipismo. Pelas corridas de cavalos mais famosas do mundo, passaram centenas de convidados, além de uma Rainha assídua e vibrante. Fizesse chuva ou fizesse sol, Isabel II esbanjou bom gosto com uma paleta luminosa e chapéus decorados com penas discretas e flores proporcionais. Curiosamente proporção é uma lei muito pouco seguida entre as convidadas. É que, nesta corrida, só há uma coisa que se sobrepõe aos cavalos: as cabeças das senhoras.

© Bryn Lennon/Getty Images for Ascot Racecourse

A edição deste ano arrancou na última terça-feira, um início promissor, embora sem o vaticínio do sol. Ao segundo dia, os guarda-chuvas. Afinal, a millinery é uma arte e os chapéus de Ascot (ou a maioria deles) são obras-primas que devem ser protegidas a todo o custo. Viu-se de tudo um pouco — grandes estruturas figurativas, molhos de plumas, peças de estatuária retorcida, flores, redes, laços, tule e planos inclinados que desafiam as leis da gravidade. Pode até dizer-se que a chapelaria de Ascot resulta do cruzamento da moda com a engenharia.

Mas, como todos os anos, a linha que separa originalidade e espalhafato é ténue. No que toca a chapéus e toucados, o tamanho nem sempre é sinónimo de bom gosto, aliás, inverter acaba por ser bem mais seguro. A teatralidade de algumas peças perdeu-se assim numa banalização do excesso, da pilha de livros ao five o’clock tea. O amarelo e o cor-de-rosa dominaram as escolhas das convidadas.

A Rainha não foi o único membro da família real a marcar presença nas corridas. Depois de os duques de Cambridge terem abrilhantado a abertura desta edição, também a princesa Ana, os filhos Peter Phillips e Zara Tindall, Camilla Parker Bowles e Sarah Ferguson estiveram no recinto. Quanto a outras caras conhecidas, Ascot viu desfilar a designer Isabell Kristensen, a modelo taiwanesa Lin Chi-ling, as atrizes Natalie Dormer e Tatiana Korsakova, a empresária Valerie Stark e a manequim britânica Rosie Tapner.

Na fotogaleria, reunimos as imagens (que é como quem diz os chapéus) que marcaram mais uma edição das corridas Royal Ascot.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mgoncalves@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)