Dois caças Eurofighters da Força Aérea Alemã chocaram na região do Meclenburgo-Pomerânia, no norte da Alemanha, esta segunda-feira. Os pilotos conseguiram ejetar-se mas um não sobreviveu ao acidente. A informação foi avançada pelo Daily Mail.

Os primeiros relatos indicavam que os dois pilotos teriam sobrevivido. Um foi encontrado com vida no topo de uma árvore e o segundo piloto esteve desaparecido durante algumas horas.

“Um dos pilotos acidentados só pôde ser recuperado morto”, escreveu a Força Aérea no Twitter. “O segundo conseguiu salvar-se utilizando o paraquedas e está vivo. Está a ser tratado pelas equipas de resgate”.

A rádio local OstseewelleHit-Radio publicou um vídeo das colunas de fumo resultantes do acidente. Um outro piloto terá afirmado ao jornal Bild que viu abrir os paraquedas.

Os dois caças participavam num treino quando, cerca das 14h00 (13h00 em Lisboa), colidiram quando sobre a zona do lago Müritz, 100 quilómetros a norte de Berlim.

A polícia advertiu a população para não se aproximar de destroços dos aparelhos, potencialmente perigosos. Várias habitações da aldeia de Jabel foram atingidas pelos destroços de um dos caças. O embate terá ainda provocado incêndios florestais. O outro aparelho terá caído dez quilómetros mais a norte, numa zona florestal em Nossentiner Hütte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Força Aérea precisou que os militares tinham a sua base em Laage, perto do porto báltico de Rostock, no estado de Mecklembourg-Pomerânia-Ocidental (nordeste).

Os caças Eurofighter foram desenvolvidos em conjunto pelo Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha.

Notícia atualizada às 16h08 com a informação de que um dos pilotos morreu