O candidato dos Democratas às eleições presidenciais dos Estados Unidos Joe Biden defendeu que o Congresso dê cidadania imediata aos 800 mil residentes no país que chegaram ilegalmente ao país enquanto crianças.

Joe Biden defendeu, numa entrevista publicada em simultâneo no The Miami Herald, em inglês, e no El Nuevo Herald em espanhol, alguns pontos da sua política de imigração, pedindo ao Congresso que garanta a cidadania imediata destes 800 mil residentes — entre os quais se incluem 500 cidadãos de origem portuguesa.

Estes 800 mil jovens indocumentados foram ameaçados de deportação quando o Presidente norte-americano, Donald Trump, revogou, em setembro passado, uma ordem do seu antecessor que protegia estes imigrantes, conhecida como DACA (‘Deferred Action for Childhood Arrivals’).

Os imigrantes levados para os EUA enquanto crianças são habitualmente referidos como “sonhadores” por causa de uma proposta nunca aprovada no Congresso chamada ‘Dream Act’, que teria permitido a sua permanência no país se cumpridos alguns critérios. Os oponentes dizem que o ato recompensaria ilegalidades e incentivaria a imigração ilegal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O antigo vice-Presidente e líder dos Democratas revelou algumas de suas prioridades para a imigração em entrevista a um jornal crítico do Presidente, que acusa Donald Trump de fazer um “assalto à dignidade” da comunidade latina.

Biden, que lançou a sua campanha para 2020 em abril, defende uma simplificação do sistema de asilo de migrantes e um maior investimento na segurança eletrónica das fronteiras norte-americanas, em vez da construção de um muro entre os Estados Unidos e o México, proposta por Trump.

Joe Biden prometeu ainda uma revisão da política externa dos Estados Unidos, secundando outros democratas, que criticaram a abordagem de Trump relativa ao México, América Central e América do Sul.

“A política para a América Latina é, no melhor dos casos, uma cópia da Guerra Fria, e, no pior, uma confusão ineficaz”, afirmou Biden.

Apesar de falar nos chamados “sonhadores”, a estratégia de Biden não aborda diretamente os mais de 11 milhões de imigrantes que estão no país ilegalmente.

No entanto, quando foi vice do Presidente Barack Obama, Biden apoiou uma revisão abrangente da lei da imigração que visava dar cidadania à maioria desses residentes.