A História por vezes fica esquecida e guardada em caixas ou gavetas. E este parece ter sido o caso. São 2.400 fotos nunca antes vistas do pós-11 de setembro e foram encontradas numa venda de garagem. Um casal de arquivistas comprou os CDs — que estava em mau estado — mas conseguiram recuperar as fotos e carregaram-nas num álbum do Flickr.

As imagens mostram o Ground Zero visto de vários ângulos, trabalhadores a remover os destroços e os estragos nas imediações das torres. É possível ver bombeiros, agentes da polícia, vários tipos de maquinaria e até memoriais às vítimas.

Jason Scott, um dos arquivistas que recuperou as fotos, explicou no Twitter que o autor das mesmas — um trabalhador dos serviços de limpeza — já morreu. Para Scott, o “fotógrafo” conseguiu retratar com a sua Canon Powershot G1 o esforço que foi feito na altura para limpar os destroços no local.

“Os CDRs estavam a cair aos bocados. Algumas fotos perderam-se porque os CDRs tendem a apodrecer com o tempo e, passados 18 anos, era pedir muito”, acrescentou Scott no Twitter.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao Observador, Jason Scott conta que coleciona artigos de meios de comunicação social antigos para benefício público. Foi, na verdade, a mulher de Scott que comprou as fotos e o arquivista frisa que o casal recebe donativos para ajudar autoridades que respondem a acidentes e que fazem trabalho voluntário.