A vice-primeira-ministra e responsável pela diplomacia croata, Marija Pejcinovic, foi esta quarta-feira eleita nova secretária-geral do Conselho da Europa, numa votação celebrada na Assembleia Parlamentar da organização.

Pejcinovic ganhou ao seu homólogo belga, Didier Reynders, por 154 contra 105 votos.

A representante croata presidiu ao Comité de Ministros da organização pan-europeia, durante o mandato da Croácia, e desde 2000 tem ocupado vários postos governamentais no país, relacionados com a integração europeia.

Na sua primeira declaração após a eleição, Pejcinovic disse que a organização é “uma das mais importantes da Europa, agora mais que nunca”, e acrescentou a necessidade de “fomentar o diálogo” entre os 47 Estados-membros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Conto com o vosso apoio durante o meu mandato”, referiu a nova secretária-geral, que tem como objetivo trabalhar para a “prosperidade dos cidadãos europeus”.

Décima quarta secretária-geral do Conselho da Europa, Marija Pejcinovic sucede ao norueguês Thorbjorn Jagland, que esteve durante 10 anos no cargo, tendo sido o primeiro a conseguir a reeleição.

Pejcinovic começa o seu mandato de cinco anos no próximo dia 19 de setembro e é a segunda mulher a encabeçar a organização, depois da francesa Catherine Lalumiére (1989-1994).