Depois de ser medalha de prata na final de K1 1.000 metros, Fernando Pimenta voltou a ficar em segundo na final de K1 5.000 metros nos Jogos Europeus, em Minsk. O canoísta natural de Ponte de Lima voltou a ficar atrás do húngaro Balint Kopazs, que na quarta-feira também foi ouro nos 1.000 metros, e o alemão Max Hoff completou o pódio. Pimenta torna-se assim o atleta português mais medalhado nos Jogos Europeus, entre a edição anterior e a que está a decorrer, com quatro pódios.

Esta é assim a 12.ª medalha da comitiva portuguesa em Minsk, que já esta quarta-feira havia superado os dez pódios de Baku 2015. Até agora, Portugal conquistou duas medalhas de ouro, por intermédio de Carlos Nascimento, nos 100 metros, e Fu Yu no ténis de mesa, e seis de prata, pela equipa de judo na prova mista, pelo ciclista Nelson Oliveira (contrarrelógio), pelas ginastas acrobatas Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia, em combinado e no exercício dinâmico, e as duas de Fernando Pimenta na canoagem.

Na prova de equilíbrio, as ginastas ainda conseguiram uma medalha de bronze, também alcançada pela judoca Telma Monteiro (-57 kg), pela estafeta mista dos 4×400 metros (Ricardo dos Santos, Cátia Azevedo, João Coelho e Rivinilda Mentai) e por Diogo Ganchinho nos trampolins.