Há duas semanas era um rumor. Há uma semana tornou-se numa certeza sem confirmação. Esta semana foi confirmado sem ser totalmente oficial. A ida de João Félix para o Atl. Madrid tem sido uma crónica de uma transferência perpetuamente anunciada, mas que tarda em ser confirmada. O comunicado do Benfica à CMVM, durante a noite desta quarta-feira, deixou perceber que o clube espanhol fez mesmo uma proposta de 226 milhões de euros pelo jogador de 19 anos, alcançando assim a cláusula de rescisão do internacional português. Contas feitas, o mais provável era que o negócio fosse oficializado já na próxima segunda-feira, a 1 de julho — data que foi sempre apontada como o Dia D –, e que Félix fosse formalmente apresentado na terça-feira, dia 2. Mas, ao que parece, nem tudo vai ser assim tão simples.

As palavras de Gaitán, o hotel Villa Magna, Simeone e Jorge Mendes: os bastidores da maior transferência nacional

Segundo o jornal Marca, o mais provável é que o jogador português só seja apresentado no dia 7, domingo. Os trabalhos do Atl. Madrid recomeçam na quinta-feira, dia 4, mas João Félix beneficia do facto de ter representado a Seleção Nacional na Liga das Nações, logo, só tem de se apresentar na capital espanhola três dias depois. A cerimónia de apresentação do avançado de 19 anos no Wanda Metropolitano deve então acontecer precisamente nesse dia 7 — imediatamente antes de a equipa de Diego Simeone partir para o estágio de pré-época em Los Ángeles de San Rafael.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A publicação espanhola ressalva ainda que todo este plano pode sofrer alterações se João Félix decidir, de forma voluntária, viajar para Espanha mais cedo para procurar casa ou começar a adaptação à nova cidade. Em termos globais, esta passa a ser de longe a maior transferência de sempre do Benfica, superando aquele que Luís Filipe Vieira tinha colocado como o jogador que passaria a ser o maior negócio feito por um clube português – Raúl Jiménez, que, se juntarmos os três milhões de euros de empréstimo pagos pelo Wolverhampton (antes de exercer o direito de opção de 38 milhões), passou a ser a maior venda dos encarnados, superando os 40 milhões de Ederson e Witsel. Em termos nacionais, existiram apenas duas transferências superiores: Hulk (Zenit, 60 milhões) e James Rodríguez (Real Madrid, 45 milhões), ambas do FC Porto, a que se juntou esta temporada Éder Militão, que vai chegar ao Santiago Bernabéu por 50 milhões de euros.

O Super Wings que ganhou asas para levantar voo e chegar aos recordes de Eusébio, Chalana ou Mantorras

No ranking das maiores transferências de sempre, João Félix passa a figurar no top 5, apenas superado por Neymar, Mbappé e Philippe Coutinho (Dembélé terá ficado por 125 milhões). E com outro dado curioso: os 126 milhões pagos pelo Atl. Madrid ao Benfica serão pouco mais do que o valor que o clube colchonero irá receber pela saída de Griezmann, não se sabendo apenas o destino do avançado francês que já revelou em termos públicos que esta foi a última temporada no Wanda Metropolitano. O avançado supera também os dois registos de Ronaldo que estavam no top 10: 100 milhões de euros do Real para a Juventus em 2018 e 94 milhões do Manchester United para o Real em 2009. O outro português no top 50 é Luís Figo, com a saída do Barcelona para o Real por 60 milhões em 2000.

João Félix assinará um contrato válido para as próximas cinco temporadas, até junho de 2024, recebendo nesse período um total de seis milhões de euros líquidos por cada época (30 milhões ao longo de todo o vínculo) e ficando ainda com algumas cláusulas por objetivos mediante conquistas individuais e coletivas que alcance ao serviço do Atl. Madrid.

O dobro da maior em Portugal, o triplo da maior do Benfica, a quarta maior de sempre: João Félix confirmado oficialmente no Atl. Madrid