O trânsito está a circular lentamente nesta manhã de sexta-feira, na segunda Circular em Lisboa. E há uma razão simples para isso: mais de 60 mil pessoas de vários continentes, entre 200 países, estão a dirigir-se para o Estádio da Luz, onde vão participar no congresso internacional das Testemunhas de Jeová que se inicia nesta quinta-feira.

Os 5.300 delegados ao congresso são oriundos de 46 países, mas a assistência esperada em cada um dos três dias (sexta, sábado e domingo) está estimada em mais de 60.000 pessoas, de acordo com a informação divulgada pela organização.

Em Portugal, existem cerca de 50.000 Testemunhas de Jeová, que se dedicam a “partilhar o conhecimento bíblico”, conforme frisaram os responsáveis pela iniciativa durante a apresentação à comunicação social.

“Este congresso é, sem dúvida, um marco muito importante na história da liberdade religiosa em Portugal”, afirmou Pedro Candeias, ancião e ministro religioso das Testemunhas de Jeová.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este ano, realizam-se vários congressos de três dias em diferentes pontos do mundo, sendo Lisboa uma das 22 cidades escolhidas para o evento, que decorre sob o lema “O Amor nunca Acaba”.

Na série de 24 congressos internacionais, iniciada em maio e que se estende até ao final do ano, deverão participar 14 milhões de pessoas, de acordo com os números hoje divulgados.

Em Portugal, o congresso será apresentado em português e em língua gestual portuguesa, com tradução simultânea para inglês e espanhol.

A maioria dos participantes já está em Portugal para um evento que terá “um forte impacto na economia local”. Na terça-feira e hoje circularam 100 autocarros, em cada dia, e nos dias do congresso deverão ser 400 veículos, disse outro responsável, Manuel da Silva, ao dar uma visão global do congresso.

“Eles mataram-me em vida”. O inferno nas Testemunhas de Jeová

Os participantes chegam de todos os continentes, com representações da Nova Zelândia à índia, passando por Tonga e Samoa.

Do programa fazem parte as habituais visitas turísticas a Sintra e à praia, entre outros locais recomendados aos visitantes, como o Mosteiro dos Jerónimos e propriedades vinícolas.