No espaço de 72 horas Donald Trump conseguiu um feito histórico ao ser o primeiro presidente norte-americano a entrar em território da Coreia de Norte. Foi um fim de semana em grande para Trump, tanto que o líder dos EUA disse a palavra “great”, numa só conferência no decorrer desta viagem, cerca de 50 vezes.

Trump torna-se no primeiro presidente americano a entrar em território da Coreia do Norte

A contagem é feita pelo The New York Times, que esteve particularmente atento ao léxico do presidente norte-americano. Na conferência em causa, a qual não é especificada pelo jornal, Donald Trump usou ainda as palavras “best” (“melhor”) nove vezes, “incredible” (“incrível) 16 vezes e “tremendous” (“tremendo”) 28 vezes.

O vocabulário escolhido por Donald Trump não é, no entanto, uma novidade, com o jornal já citado a escrever que as 72 horas de Trump no Japão e na Coreia do Sul podem ser vistas como “um pitch para a posteridade”. Nesta viagem, Trump afirmou ainda ter construído “a melhor economia no mundo”, além de ter argumentado que o acordo que esperava alcançar com a China “poderia ser muito histórico”. E ainda antes de a visita à Coreia do Norte ter terminado já Trump caracterizava o feito como sendo “lendário”.

Donald Trump e Kim Jong-un encontraram-se este domingo na Zona Desmilitarizada da Coreia (ZDC), após desafio do presidente norte-americano. De passagem por aquela parte do mundo, primeiro pela cimeira do G20 no Japão e depois pela Coreia do Sul para uma reunião com Moon Jae-in, Donald Trump convidou Kim Jong-un dizer um “olá!” na ZDC.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR