Os números do Governo são claros. No final de 2018 havia 686 mil pessoas a receber subsídio de doença, um aumento de 12,3% em relação a 2017 no número de baixas por doença. Segundo o Jornal de Negócios, que cita o relatório sobre o emprego relativo a 2018, as baixas foram na sua maioria “de curta duração”.

A maior parte (63,9%) dos portugueses esteve de baixa médica até 12 dias, sendo que as baixas entre 0 e 7 dias foram as mais comuns. O ano de 2013 foi o único em que a tendência de crescimento no número total de baixas médicas não se verificou. Nos restantes, é possível verificar o aumento do número de baixas, apesar de, no início da legislatura, o Governo ter prometido o fiscalizar as baixas por doença.

Governo vai apertar fiscalização às baixas por doença

As boas notícias chegam dos acidentes de trabalho, com menos 32,5 mil acidentes. “Assim, no espaço de uma década, o número total de participações de acidentes laborais registou uma quebra de 13,5% (menos 32,5 mil acidentes), tendo-se igualmente verificado uma quebra no número de acidentes mortais (menos 40,3%, o que correspondeu a menos 93 mortes).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR