O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou esta quinta-feira a China e a Europa de jogarem “um grande jogo de manipulação da moeda” para competirem com o seu país, salientando que os norte-americanos devem igualar esse esforço.

Numa mensagem na rede Twitter, Donald Trump frisa que os Estados Unidos devem agir.

“A China e a Europa estão a fazer um grande jogo de manipulação de moeda e a injetar dinheiro nos seus sistemas para competirem com os Estados Unidos. Temos de igualar ou continuar a ser totós que se sentam e olham educadamente enquanto outros países continuam a jogar seus jogos, como fizeram durante tantos anos”, refere na mensagem.

O Departamento do Tesouro norte-americano referiu, em maio, que nenhum país corresponde aos critérios para ser rotulado como manipulador de moeda, embora o relatório tenha colocado a China e outros oito países numa lista de observação.

Enquanto candidato nas eleições de 2016, Trump acusou repetidamente a China de manipular a sua moeda.

No entanto, depois de assumir o cargo, o Departamento do Tesouro emitiu cinco relatórios sobre o assunto, exigidos por lei a cada seis meses. Em cada relatório é dito que nenhum país cumpriu os critérios para ser rotulado como manipulador de moeda.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR