Rádio Observador

Emprego

ArcelorMittal anuncia supressão de 2.000 empregos na África do Sul

A empresa do setor da siderurgia anunciou esta quarta-feira a supressão de "mais de 2.000" empregos na África do Sul. Atualmente, a empresa emprega cerca de 8.800 pessoas no país.

Desde a crise mundial de 2008 que a economia sul-africana está em queda

ARMANDO BABANI/EPA

A empresa líder mundial do setor da siderurgia, ArcelorMittal, anunciou esta quarta-feira a supressão de “mais de 2.000” empregos na África do Sul, cerca de um quarto dos seus efetivos no país.

A empresa registou uma quebra de 20% nos seus resultados nos seis primeiros meses do ano, em comparação com igual período de 2018, o que significa uma perda de 650 mil milhões de rands (41 mil milhões de euros).

“Com um ambiente económico nacional difícil, a indústria sul-africana de aço continua a ter défices importantes”, explicou a gigante siderúrgica, referindo nomeadamente “os custos elevados da eletricidade, do transporte ferroviário (…) e da matéria-prima”.

Assim, a ArcelorMittal “encetou uma restruturação em grande escala”, com a supressão de “mais de 2.000” empregos. A empresa emprega cerca de 8.800 pessoas na África do Sul, o país mais industrializado do continente.

Após o anúncio de maus resultados do grupo, as ações da ArcelorMittal caíram mais de 15% na bolsa de Joanesburgo.

Desde a crise mundial de 2008 que a economia sul-africana está em queda — o produto interno bruto recuou 3,2% no primeiro trimestre deste ano — e a taxa de desemprego chegou a 27% (de mais de 50% nos jovens). O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, na liderança do país desde 2018, prometeu relançar a economia, mas por agora sem resultados.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Identidade de Género

Minorias de estimação /premium

Laurinda Alves

No dia em que as casas de banho das escolas forem obrigatoriamente abertas a rapazes e raparigas de todas as idades, as agressões vão escalar e a “pressão dos pares” poderá ser ainda mais perversa.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)