A Bentley, o fabricante mais luxuoso do Grupo VW, possui uma das histórias mais ricas da indústria automóvel. Além dos sucessos alcançados em competição, e foram muitos, os seus veículos de série são impressionantes em qualidade, requinte e sofisticação, sempre com um pé no presente e outro no passado. Porém, agora que celebra o 100º aniversário, o construtor britânico aposta decididamente no futuro, ao apresentar o protótipo EXP 100 GT.

Revelado ontem perante a imprensa mundial, o “experimental” 100 GT é o coupé eléctrico de quatro lugares que querem produzir em breve. Para evitar pressão excessiva, a Bentley fala em 2035, mas sabe-se, por declarações anteriores dos responsáveis do construtor sediado em Crewe, que assim que estiver pronta a plataforma do grupo alemão para veículos eléctricos de luxo (e está atrasada), o objectivo é avançar quanto antes, pois clientes não faltam em busca de um Bentley alimentado exclusivamente a bateria.

Bentley quer eléctrico depressa. Por quê o atraso?

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O EXP 100 GT continua a respeitar a tradição, pois lá está, em lugar de destaque na extremidade do capot, o habitual B alado, ainda que mais moderno e estilizado. Mas apresenta muitas soluções que visam embelezar o protótipo, que dificilmente serão transpostas para o veículo, quando este passe à produção em série. Referimo-nos à enorme grelha luminosa (com ênfase no luminosa!), composta por 6.000 LED, com separadores em cobre.

Com 5,8 metros de comprimento e apenas 1.900 kg de peso, o 100 GT figura entre os mais leves modelos da Bentley, isto apesar de incluir uma bateria de dimensões generosas, tanto mais que a marca aponta para uma autonomia de 700 km, valor similar ao de um modelo do construtor a gasolina. É claro que baterias que garantam esta distância ainda não existem, mas como também ainda não tem a plataforma pronta, os ingleses acham que dentro de três a cinco anos este será um valor passível de ser atingido.

Para motorizar este monstruoso coupé, a Bentley não menciona potência, mas sim o binário, antevendo que os dois motores eléctricos que irá montar assegurarão 1.500 Nm de força, substancialmente mais do que os 900 Nm do mais possante dos Model S da Tesla, cuja potência supera os 600 cv. O 100 GT deverá ser capaz de atingir 300 km/h e passar pelos 100 km/h ao fim de aproximadamente 2,5 segundos.