Rádio Observador

Volkswagen

Volkswagen ID.3 foi apanhado sem camuflagem

Um Volkswagen ID.3 foi visto (e fotografado) em Estugarda praticamente sem camuflagem, o que permite conhecer ainda melhor as formas do eléctrico que a VW vai mostrar ao público apenas em Setembro.

Autor
  • Observador

O primeiro VW ID.3 foi apanhado a circular em Estugarda, na Alemanha, praticamente sem qualquer disfarce, excepção feita para a grelha frontal. Para azar da VW, ou talvez não, o protótipo ainda em fase de testes passou em frente à casa de um jornalista alemão, no exacto momento em que este saía para a rua, sendo rapidamente vítima da câmara de um telemóvel.

As imagens confirmam umas formas muito próximas do Seat el-Born, com que partilha o chassi e a mecânica, mas torna-se cada vez mais evidente que o sharing vai muito mais longe. A esperança é que na grelha surjam algumas diferenças, com a Seat a aderir a uma solução mais clean, tipo Tesla Model 3 ou Model Y, enquanto da VW se antecipa uma frente mais próxima do protótipo original.

Já por dentro, as semelhanças entre o eléctrico da VW e da Seat são muitas, tanto quanto é possível confirmar pelas imagens recentemente reveladas pelo fabricante germânico. Nelas é fácil encontrar o que parece ser o mesmo ecrã central, o mesmo painel de instrumentos digital e os mesmos comandos laterais.

A Volkswagen abriu em Maio as pré-encomendas para a versão de lançamento do ID.3, a First Edition, com bateria e preço intermédios. Mas o primeiro eléctrico da nova era – sendo o e-Golf e o e-up! os representantes da antiga – será proposto por valores “abaixo dos 30.000€”, mesmo em Portugal, segundo nos garantiu o importador. Este é um competitivo valor muito competitivo, bastando compará-lo com o actualmente praticado pelo Nissan Leaf, veículo do mesmo segmento que é proposto por 35.400€, segundo o site da marca (apesar da autonomia inferior), que tem no ar uma campanha de 3.000€ para torná-lo mais acessível.

O ID.3 vai ser proposto com três capacidades de bateria, a que correspondem outros tantos níveis de autonomia. A bateria mais “pequena” possui 45 kWh, impulsionando o ID.3 durante 330 km entre recargas, segundo o WLTP, sendo este pack o proposto por menos de 30.000€. Depois surge a bateria de 58 kWh, e 420 km, sendo esta solução que está ao serviço da First Edition. Os clientes mais exigentes podem optar pelo acumulador de 77 kWh, que oferece 550 km.

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)