Rádio Observador

Nissan

Nova geração do Juke já tem data de apresentação

Pioneiro no segmento dos SUV urbanos, o Nissan Juke acusa nove anos de existência, uma estética envelhecida e cada vez mais concorrentes com novos trunfos. As vendas caem, a Nissan renova. Ou inovará?

A Nissan vai apresentar a 3 de Setembro a segunda geração do Juke, modelo que teve o mérito de inaugurar um dos segmentos que, neste momento, encerra o maior potencial de crescimento.

Pioneiro entre os SUV urbanos – aliás, a Nissan prefere defini-lo como crossover –, o Juke teve uma carreira comercial de sucesso, mas que começou a perder fulgor a partir do momento que a Renault lançou o Captur. Agora, com cada vez mais concorrentes para enfrentar – Volkswagen T-Cross, Seat Arona e Skoda Kamiq, só para citar os mais recentes – e uma curva de vendas em trajectória descendente, a Nissan entende que é chegada a hora de actualizar o Juke.

À excepção do teaser e da data da revelação, pouco mais se sabe acerca da segunda geração do Juke. Espera-se, isso sim, que o construtor nipónico consiga refrescar a estética do modelo que, se na altura surgiu como uma lufada de ar fresco, agora dá sinais de envelhecimento – o que é natural, quando se é tão ousado em matéria de design.

Praticamente certo é que a nova geração vai ser sinónimo de maior espaço a bordo e/ou de uma capacidade reforçada da bagageira. Isto porque o novo Juke vai recorrer à plataforma CMF-B da Aliança, ou seja, vai ser montado sobre a mesma base do novo Renault Captur. E, avaliar pelo trabalho dos gauleses, esta arquitectura aporta um incremento de medidas, perspectivando-se que, com esse aumento, também a habitabilidade e a volumetria da mala saiam beneficiadas.

Como “primo” técnico do Captur, é altamente provável que o novo Juke deite mão ao 0.9 TCe de 100 cv e ao 1.3 TCe de 130 ou 155 cv. Isto na oferta de motores a gasolina, pois as alternativas a gasóleo apontam para o 1.5 dCi, nas versões de 95 ou 115 cv. Se a oferta seguir os passos da Renault, há ainda que contar, lá mais para a frente, com uma versão híbrida plug-in.

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: scarvalho@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)