Quatro jovens, entre os 18 e os 25 anos, foram detidos na madrugada de domingo na pequena localidade de Manresa, perto de Barcelona, por alegadamente terem violado uma rapariga de 17 anos.

Escreve o jornal espanhol El Mundo que a agressão terá ocorrido na madrugada de domingo num edifício do centro histórico de Manresa. A rapariga formalizou depois a denúncia na mesma esquadra onde os jovens foram detidos.

As autoridades locais estão a investigar o caso e a reunir provas para apresentar ao juiz. Este caso acontece pouco depois de o Supremo Tribunal espanhol ter agravado a pena de cadeia aplicada aos arguidos do processo La Manada, de nove para 15 anos. Os suspeitos tinham sido condenados por abuso sexual, o que gerou um grande debate público para alterar a lei. De acordo com a legislação, a falta de consentimento contempla um crime sexual. Mas pode ser considerada violação (com violência e intimidação) — punida com penas de prisão até 15 anos — ou abuso sexual (quando não existe violência e intimidação) — com penas até 12 anos. O Supremo considerou, então, ter-se tratado de um crime de violação.

Este caso, com contornos semelhantes ao agora ocorrido perto de Barcelona, aconteceu em 2016 nas festas de São Firmino, em Pamplona quando cinco rapazes violaram uma rapariga de 18 anos aproveitando-se do facto de estar alcoolizada. A violação em grupo ocorreu por turnos num local abandonado. Foi filmada. Os suspeitos mantinham um grupo no Whatsapp denominado “La Manada”, no qual partilharam pormenores do crime.

Também há uma semana, uma alemã de 18 anos foi vítima de uma violação coletiva, em Mülheim, na Alemanha. O crime terá sido feito por cinco adolescentes entre os 12 e os 14 anos o que reacendeu o debate em torno da maioridade penal na Alemanha. Atualmente só é condenado em tribunal quem tiver mais de 14 anos.

O caso de violação La Manada. “Está claro que dor não sentiu”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR